Adriano Lucena abordou as ações necessárias e a participação dos profissionais

O planejamento das regiões metropolitanas, com base nas experiências dos últimos 50 anos e um olhar no futuro, foi o foco do debate do Simpósio Metropolitano (Simepe), nesta quinta (12), que contou com a participação do presidente do Crea-PE, Adriano Lucena. O evento acontece no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas até esta sexta (13).
Adriano Lucena participou da mesa redonda que debateu os desafios atuais e as perspectivas das Metrópoles para os próximos 50 anos. A discussão contou com o professor José Borzacchiello da Silva (UFCE) e o presidente do Conselho de Arquitetura (CAU-PE), Roberto Salomão.
O presidente do Crea-PE chamou a atenção para os profissionais e gestores conhecerem de perto a realidade local, para que sejam feitas entregas que reflitam as necessidades dos moradores, a exemplo da mobilidade urbana, moradia, saneamento, entre outras. “Precisamos reconstruir os caminhos para o fortalecimento das cidades, com moradia digna, saneamento, transporte e tudo que o cidadão deveria ter”, afirmou.
Adriano Lucena ressaltou o papel do Crea-PE no debate e ações para a Região Metropolitana do Recife, através de programas como o Crea na Comunidade e o Comitê Tecnológico Permanente (CTP). Destacou ainda a contribuição dos profissionais de várias modalidades da Engenharia, da Geografia e da Cartografia nos 50 anos da Região Metropolitana e a importância de pensarem nos próximos 50 anos.
Roberto Salomão abordou questões que afetam as metrópoles, a exemplo da desigualdade, mobilidade urbana e a dificuldade na tomada decisão pelos gestores, apesar da construção de conhecimentos pela academia. “Precisamos de mais consciência metropolitana e mais coragem para fazer do futuro um planejamento comum”, afirmou.
Já o professor José Borzacchiello abordou a criação das regiões metropolitanas no Brasil, aspectos da legislação e da gestão das metrópoles. Ele reforçou a necessidade de pensarmos numa gestão urbana participativa, que crie condições de governabilidade das metrópoles.
O engenheiro civil Antônio Miranda, integrante do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, foi homenageado pelas contribuições na área de saneamento. Miranda atuou como gestor nas áreas de água e saneamento. “Essa homenagem tem um peso muito significativo para mim”, afirmou. Agradeceu à família, as equipes com quem trabalhou e as oportunidades de desenvolver suas habilidades, incluindo o CTP.












