CREA-PE participa de reunião do Senge-PE com presidência da Chesf

Na manhã da terça-feira (30), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Evandro Alencar, o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos e o gerente Jurídico, Petrúcio Aragão, participaram de reunião proposta pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Pernambuco (Senge-PE), Fernando Freitas ao presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Sinval Zaidan Gama. O encontro teve como objetivo principal, tratar da situação trabalhista de 14 profissionais da Engenharia que, de acordo com denúncia, estão em desvio de função, exercendo atividades administrativas.

Na oportunidade, o grupo foi recebido pelo chefe de Gabinete que estava interinamente no exercício da presidência da Chesf, Roberto Pordeus Nóbrega, pela superintendente de Recursos Humanos, Josilda Ribeiro dos Santos e demais assessores de Recusos Humanos da Companhia.

Com relação aos 14 funcionários, foi explicado que estão exercendo atividade de analistas de contratos e que, em virtude da queda na demanda de obras executadas pela Chesf, a diretoria da empresa aprovou, em reunião realizada na segunda-feira (29), uma alternativa para solução imediata do problema. “Faremos uma seleção interna para enquadrar, inicialmente, quatro profissionais na função de engenheiros.  Quanto aos demais, discutiremos alternativas que possam minimizar as perdas da categoria, como a oferta de algumas vantagens que trarão ganhos reais”, explica o presidente em exercício da Chesf.

Para o presidente do Sindicato dos Engenheiros, Fernando Freitas a avaliação da reunião foi positiva. “Mesmo antes de conversarmos, a Companhia já apresentou uma proposta que representa uma saída do impasse e que, agora será discutida com a categoria”, explica satisfeito, o presidente Fernando Freitas.

Já a participação dos representantes do CREA-PE, além de dar maior apoio à causa, também foi importante na medida em que abriu caminho para uma parceria institucional entre o Conselho e a Chesf. “Esse importante encontro nos trouxe a possibilidade não apenas de tratarmos da adequação de cargo e função dos 14 engenheiros em questão, mas, também, a possibilidade de entrarmos em entendimento sobre os registros das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), de maneira abrangente, contemplando registros de obras e/ou serviços tanto dos engenheiros quanto dos técnicos”, explica Evandro Alencar.

Ainda sobre a parceria CREA e Chesf, o presidente do Conselho disse que em reunião anterior com o presidente da Chesf, ficou agendada a realização de um Seminário Técnico para explicar a todos os técnicos da Companhia os novos procedimentos adotados pelo CREA-PE, depois da implantação do novo Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac).

Ressaltando a importância dos profissionais da Companhia para o desenvolvimento do Nordeste e do Brasil, falou da importância de se estreitar os laços entre o Conselho e esses profissionais. Para tanto, outra ação já está prevista neste sentido.Quando da realização do seminário, também disponibilizaremos o Crea Móvel para que os serviços prestados na sede possam ser oferecidos os profissionais na própria Chesf, o que garantirá mais conforto e rapidez no atendimento das demandas do grupo”.