Crea-PE participa de reunião solene na Alepe em homenagem ao centenário do Clube de Engenharia de Pernambuco

O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Fernando Lapenda, diretores, conselheiros, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e representantes das diversas entidades profissionais das áreas tecnológicas participaram, na quarta-feira (05.09), de reunião Solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, por iniciativa do deputado Zé Maurício (PP), em homenagem aos 100 anos de fundação do Clube de Engenharia de Pernambuco.

Fundado em 1º de junho de 1919, o Clube de Engenharia de Pernambuco é uma instituição de utilidade pública e a primeira entidade a congregar profissionais de todos os ramos da Engenharia no Estado. Em 2019, a organização irá comemorar 100 anos, mas as atividades comemorativas, promovidas pela diretoria e pelos associados, já se iniciaram.

Segundo o presidente, Fernando Lapenda, “A homenagem merecida é o reconhecimento da importância do Clube de Engenharia de Pernambuco, entidade precursora do Crea-PE”, ressalta.

Quando de sua fundação, o Clube de Engenharia de Pernambuco foi instalado em um dos salões da Escola Livre de Engenharia de Pernambuco. Aos 50 anos de fundação, o clube inaugurou sede própria, passando a ocupar três andares do Edifício Clube de Engenharia. Entre outras finalidades, a entidade tem como objetivos lutar em defesa dos interesses profissionais comuns dos associados; lutar pelo progresso da Engenharia e das atividades afins; e prestar assistência técnica, social e cultural aos integrantes.

O deputado Eduíno Brito (PP), que coordenou a cerimônia, afirmou “que a Casa de Joaquim Nabuco se associa às manifestações comemorativas do Clube de Engenharia de Pernambuco, entidade de grande importância para o Estado.”

Zé Maurício registrou que em conjunto com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e o Sindicato dos Engenheiros, o clube forma um sólido tripé da profissão em Pernambuco. “Reitero que, para mim, será sempre uma honra poder prestigiar instituições como esta, que tanto contribuem para o avanço de nosso País e para a luta em defesa dos direitos de uma categoria”, ressaltou.

O presidente da entidade, Alexandre Santos, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. O engenheiro agradeceu a iniciativa do Legislativo e destacou que profissionais de outros Estados prestigiaram a solenidade. “Começamos as comemorações do centenário de maneira marcante, sendo homenageados pela casa do povo pernambucano”, frisou.

Além da participação do presidente do Conselho, ainda presentes: o 2º vice-presidente, Roberto Muniz; 1º diretor Administrativo, André Lopes, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Jorge Wanderley Souto, coordenador da Comissão de Meio Ambiente e coordenador interino da Comissão de Divulgação, José Rodolfo Rangel, membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP), Mário Antonino, engenheiros André Melo, Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, Plinio Rogério Sá, Waldir Duarte Costa Filho, Judson Galindo, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Gravatá (Seag), Ênio César, entre outras participações.