Crea-PE

Crea-PE participa do Diálogo para Construção da Estratégia Brasil 2050 

Evento discutiu as contribuições de governos e sociedade para o planejamento do País nos próximos 25 anos

O “Diálogo para Construção da Estratégia Brasil 2050”, que está rodando o país, chegou nesta sexta (04) ao Recife, no Centro de Convenções de Pernambuco. Durante o evento foram apresentadas as prioridades para o planejamento nos próximos 25 anos. Os organizadores também convidaram os governos municipais e estadual, instituições de ensino, empresários, representantes da sociedade civil e entidades profissionais, a exemplo do Crea-PE, para contribuir com a elaboração do plano federal de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil. 

O presidente do Conselho, Adriano Lucena, foi representado pelo assessor da Presidência do Crea-PE, Marcelo Sampaio. “O Crea-PE tem participado de debates e defendido a implantação de projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável do Estado. Isso também mostra a importância da participação do Conselho no futuro do País”, afirmou Marcelo Sampaio. 

Para a secretária nacional de Planejamento, Virgínia de Ângelis,  nosso grande desafio é dizer que país queremos em 2050”. A secretária disse que os principais desafios a serem enfrentados no planejamento são as mudanças climáticas, a transição democrática, a superação do hiato da infraestrutura e o aumento da renda per capita no País. “Estamos engajando os setores e atores em um processo colaborativo e participativo de planejamento”, explicou Virgínia de Ângelis. 

O fortalecimento da educação foi um dos pontos defendidos pelos palestrantes do painel sobre as estratégias de planejamento. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, alertou para a fragilidade do sistema de educação básica e da recuperação dos níveis de investimentos nas universidades. Já a economista Tânia Bacelar alertou para a desigualdade de investimentos na educação. Ela também chamou a atenção para a visão equivocada e preconceituosa sobre o Nordeste, que pode ter impacto nas decisões de planejamento. 

Pular para o conteúdo