Presidente Adriano Lucena representou o Conselho no evento, que reuniu especialistas para discutir o tema Águas Subterrâneas no Semiárido

O Crea-PE faz parte de uma ação que promove o diálogo técnico-científico e institucional sobre a relevância dos recursos hídricos subterrâneos no Estado. Nesta quinta-feira (25), o presidente do Conselho, Adriano Lucena, marcou presença na abertura do I Colóquio de Hidrogeologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O colóquio reuniu especialistas da academia, de órgãos públicos e de instituições do Estado para discutir o tema “Águas Subterrâneas no Semiárido: Desafios e Soluções”. As discussões enfatizaram a relevância estratégica dos aquíferos subterrâneos para o abastecimento humano, o desenvolvimento econômico e o enfrentamento dos desafios relacionados às mudanças climáticas e à variabilidade hídrica em Pernambuco.
Em sua fala, Adriano Lucena destacou a importância da iniciativa e ressaltou o papel fundamental da Geologia na construção do país. O presidente também reforçou a necessidade do fortalecimento das entidades profissionais. “Debates como este são fundamentais para mostrar à população a importância da geologia para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.
O evento é uma iniciativa do Laboratório de Hidrogeologia da UFPE e da Associação dos Geólogos e Engenheiros Geólogos de Pernambuco (AGP). O coordenador do curso de Geologia da Universidade, professor João Paulo Pitombeira, reforçou a pertinência do debate para o fortalecimento do setor no Estado. “Precisamos resgatar o protagonismo da hidrogeologia em Pernambuco, evidenciando que ela está presente no nosso dia a dia”, destacou.
A mesa de abertura também contou com a participação da presidente da AGP, Lara Tainã; da presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Suzana Montenegro; do diretor-geral da Mútua, Marcelo Tabatinga; e da geóloga e pesquisadora em hidrologia, Gabriela Menezes.







