CREA-PE promove palestra para profissionais da Compesa

A exemplo do que está sendo feito pela gestão em outros órgãos públicos e entidades de ensino, na manhã desta quarta-feira (27), o chefe de Gabinete do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Joadson de Souza Santos, o gerente de Fiscalização, Marcílio Leão e a Assistente Técnica, Alessandra Monteiro, estiveram reunidos na Companhia de Abastecimento de Pernambuco (Compesa), onde foram recebidos pelo diretor Técnico de Engenharia, engenheiro Rômulo de Melo e Souza, pelo analista de Saneamento Fábio Lins e pelo gerente de Controle de Qualidade Ronaldo Gomes de Castro, para falarem sobre as atribuições do CREA, Fiscalização e penalidades previstas e, sobre a importância do Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), do serviço ou da obra não apenas como forma de regularizar a atividade, mas, sobretudo, como mecanismo legal imprescindível a criação do Acervo Técnico dos profissionais do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA.

Primeiro a falar, Joadson Santos, explanou sobre a importância da Mútua e dos benefícios que oferece aos seus associados. Em seguida, abordou os dispositivos legais que dão ao CREA a prerrogativa de fiscalizar o exercício das profissões a ele vinculadas, passando pela formação e representação do conselho em nível nacional. Para tanto, o palestrante explicou que os CREAs estão ligados ao CONFEA e são compostos a partir da participação de representantes de entidades de classe e de instituições de ensino.

Marcilio Leão falou das atividades realizadas pela fiscalização, explicando as causas e os objetivos das emissões de Autos de Infração pelas diversas infrações cometidas por profissionais, leigos e empresas.

Já a assistente Técnica prestou informações mais detalhadas quanto aos registros de vários processos, assim como detalhou as diferentes formas de Registros de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Por fim, os palestrantes interagiram com os presentes, respondendo as dúvidas sobre os assuntos abordados.