Crea-PE promove visita técnica a empreendimento rural em Garanhuns

Processos e tecnologias ligadas à criação de gado, ordenha, pasteurização,  e produção de laticínios, foram analisados por conselheiros e inspetores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco e estudantes ligados ao Crea-Jr do estado.  A atividade fez parte da programação do 6º. Seminário de Lideranças Regionais, através de uma visita técnica, à Polilac, empreendimento localizado às margens da BR 423, zona rural de Garanhuns.

Ocupando 23 hectares, a empresa conta com estrutura para produção de leite tipo A, queijo coalho, queijo de manteiga que tem sido referência na região, conhecida como bacia leiteira. Apresentada como queijaria, leiteria e fazenda, a Polilac inclui ainda serviços de receptivo a eventos e turismo e um empório, que reúne produtos próprios e de mais 30 fornecedores da região.

O administrador da Fazenda Paulista-Polilac, Ricardo Cavalcanti, prestou esclarecimentos técnicos ao grupo, juntamente com o agrônomo da unidade, João Orlando Correia de Deus. O gestor avaliou como positiva a agenda, afirmando que “soma no crescimento do empreendimento, estar com pessoas formadoras de opinião, e de amplo conhecimento na área de atuação”.

O presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, acompanhou toda a agenda, esclarecendo que a iniciativa do Conselho em promover visitas técnicas como essa, tanto busca valorizar o empreendedorismo no interior do estado, como ampliar a integração de visões da engenharia, agronomia e geociências de profissionais e estudantes ligados ao Sistema Confea/Crea.

Eunice Gabriela Freitas Gomes, estudante de cartografia, coordenadora estadual do Crea-Jr PE, viu pela primeira vez o processo de produção do leite e do queijo e disse que agregou valor à própria formação. Vibrou ao ver que a engenharia também é responsável por isso”. Acrescentou que o estudo que realiza em cartografia e agrimensura, se aplica no campo, por exemplo, em aerofotogrametria, para fazer mapas e aprimorar o uso de pastos em propriedades rurais como essa.

O engenheiro agrônomo e inspetor de Goiana, Ivo Cavalcanti, achou a visita de um nível excelente e destacou a importância de conferir a base tecnológica e a boa condução administrativa da fazenda, superando os desafios do Agreste Meridional do Estado.

A Polilac trabalha com rebanho da raça guzolando, criado no pasto. O processo de ordenha, pasteurização, homogeneização, envase é feito sem nenhum contato manual, apenas mecânico, para garantir maior qualidade dos produtos.