Encontro discutiu projetos estruturantes para o desenvolvimento de Pernambuco

O Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE realizou, nesta segunda-feira (29), a sua 7ª reunião extraordinária, no Recife. Com foco em projetos estruturantes, o grupo debateu contribuições da Engenharia, Agronomia e das Geociências para o desenvolvimento do Estado. O encontro foi conduzido pelo coordenador do Comitê e presidente do Conselho, Adriano Lucena, e pela coordenadora-adjunta do CTP, a engenheira civil Fernandha Batista.
A pauta da reunião incluiu temas como o projeto de duplicação da BR-232 e a retomada das discussões sobre o fortalecimento do transporte ferroviário em Pernambuco. Foram destacados a relevância da Ferrovia Transnordestina para o escoamento da produção industrial e o atual cenário do Metrô do Recife, com o objetivo de identificar soluções para melhorar a operação e os serviços oferecidos à população e às empresas do Estado. Outro ponto de destaque foi a organização de um seminário sobre a Rodovia BR-232, previsto para novembro, em Arcoverde.
Adriano Lucena destacou que a reunião buscou reunir especialistas em torno do debate sobre a boa engenharia e também avaliar os resultados do seminário realizado em Serra Talhada, dia 04 de setembro, que tratou das perspectivas de geração de emprego, trabalho e renda. “Agora, queremos debater de forma continuada a questão da água e do saneamento, a atuação da Compesa e também o Metrô do Recife. Além disso, vamos promover um novo seminário no interior sobre a duplicação da BR-232, pois o desenvolvimento deve alcançar todas as regiões do Estado”, afirmou o presidente.
A coordenadora-adjunta, Fernandha Batista, também destacou a importância do encontro. “A reunião do CTP avaliou ações e organizou as próximas iniciativas em Pernambuco. A infraestrutura é um dos principais indutores do desenvolvimento, e o Crea-PE promove esses debates para que toda a população pernambucana possa participar”, explicou.
O engenheiro civil e membro do CTP, Carlos Calado, avaliou de forma positiva o encontro, destacando que a pauta trouxe discussões de projetos relevantes para Pernambuco. “O Crea-PE pode contribuir, dentro das suas possibilidades, com estudos e propostas para ajudar as próximas gestões com projetos de desenvolvimento do estado, contribuindo com a melhoria da economia e, consequentemente, da vida da população pernambucana”, disse o engenheiro.
A 7ª reunião ordinária do CTP contou com a participação dos engenheiros civis Alexandre Gusmão, Laedson Bezerra, Maurício Pina, Maurício de Andrade, Roberto Lemos e Serapião Bispo; dos engenheiros eletricistas João Bosco e José Carlos Miranda; da geógrafa Edvania Torres; e do geólogo Winston Álvares Spencer. Também participaram o superintendente de Gestão do Crea-PE, Bertrand Sampaio, e o chefe de Gabinete, Marcos Carvalho.












