Crea-PE realiza seminário de aplicação de normas de Engenharia para empresas de Suape

Mesa_SuapeDando continuidade ao projeto de aproximação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) com profissionais e empresas do Sistema Confea/Crea e Mútua, o presidente Evandro Alencar realizou, na sexta-feira (29), no Centro Administrativo de Suape, o Seminário: Regularização e Aplicação de Normas de Engenharia e Meio Ambiente – Responsabilidade dos Gestores de Contratos. A iniciativa reuniu representantes de dezenas de empresas que funcionam no Porto, além do coordenador de Relações Institucionais do Porto de Suape, Sílvio Leimig, e do diretor de Engenharia, Carlos Pires.

Após a abertura, realizada pelo presidente Evandro Alencar, foram realizadas explanações sobre as atribuições e importância das Câmaras Especializadas. As apresentações foram realizadas pelo coordenador da Câmara de Civil, Clóvis Arruda d’Anunciação, da Câmara de Engenharia Mecânica, feita pelo coordenador Alberto Lopes Peres Junior,  e sobre a Câmara de Segurança do Trabalho, feita pelo primeiro vice-presidente, Luiz Antônio de Melo.

Na abertura do encontro, o presidente Evandro Alencar, agradeceu à oportunidade de falar sobre o Crea-PE para os presentes, prestou informações acerca da legislação do Sistema e elencou algumas ações que estão sendo implementadas na sua gestão, passando a palavra aos demais palestrantes.

Os coordenadores e representantes das Câmaras Especializadas, além do gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS), Marcílio Leão e do gerente de Controle e Processos (GCP), Fábio Virginio, e do Inspetor coordenador do Cabo de Santo Agostinho, engenheiro civil Kleydson Coelho da Silveira, abordaram as questões técnicas das suas áreas, assim como esclareceram  a importância dos registros profissionais e de empresas, da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), e o papel do inspetor na sua área de atuação. Também esteve presente representando o Crea-PE, o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, o ex-inspetor do Cabo, engenheiro civil Fernando Antônio Beltrão Lapenda, a chefe da Divisão de Convênios e Parcerias, Daniele Castro, o assessor de Políticas Institucionais, Cristiano Silva, e o fiscal do Cabo de Santo Agostinho, Alexandre França.

Depois de concluídas as falas dos representantes do Crea-PE, foi aberto um debate para prestar mais esclarecimentos ao público presente.

Por fim, os representantes de Suape, Sílvio Leimig e Carlos Pires agradeceram a presença de todos e falaram da importância dos esclarecimentos que foram prestados para todos os participantes, além de se colocarem à disposição para iniciativas futuras.

Dilma Moura
ASC do Crea-PE