Crea-PE

Crea-PE reforça apoio e parceria com as ações de regularização fundiária em Pernambuco

Conselho participa do 1º Congresso Internacional de Regularização Fundiária e VII Simgeo

15

A parceria do Crea-PE com o Programa Moradia Legal Pernambuco e a contribuição de engenheiros, agrônomos e geocientistas na regularização fundiária foram apresentadas, nesta quinta (25), durante o 1º Congresso Internacional de Regularização Fundiária e o VIII Simpósio de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação (Simgeo). O evento, iniciado na terça (25) e que se encerra hoje, conta com o apoio institucional do Conselho e acontece na Escola Judicial de Permanbuco.

A apresentação foi realizada pela geógrafa Andreza Melo, com apoio do gestor ambiental Marcelo Sobreira. Os profissionais são, respectivamente, titular e suplente na Mesa Interinstitucional de Regularização e Demandas Fundiárias do NUREF Moradia Legal, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). 

Andreza Melo destacou a importância da participação do Crea-PE e dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua na regularização fundiária no Estado. Segundo ela, o processo é complexo e envolve não apenas questões jurídicas, mas outras demandas que contam com o apoio do Conselho, a exemplo da capacitação profissional. A geógrafa destacou ainda algumas iniciativas do Crea-PE em relação à habitação e qualificação profissional, a exemplo dos programas Crea na Comunidade e Crea Qualifica. 

“É uma experiência muito gratificante para mim participar da Mesa Interinstitucional, porque consigo atuar dentro da interdisciplinaridade nas áreas de Geografia e Cartografia, que estou estudando no momento”, afirmou Andreza Melo. Mediador da mesa, o professor Cezário de Oliveira Lima Júnior destacou a colaboração do Crea-PE no programa. “O Crea tem sempre se colocado à disposição, nos apoiando muito na execução do programa”, afirmou.  

 

Pular para o conteúdo