Crea-PE repudia resolução do CFT

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE, expressa  profundo repúdio à Resolução 101/2020, do Conselho Federal de Técnicos, CFT. O normativo amplia indevidamente, atribuições de técnicos de nível médio, extrapolando o campo de atuação para as competências próprias de Engenheiros Mecânicos.

Em respeito à sociedade, vimos a público esclarecer que os Engenheiros Mecânicos executam e supervisionam serviços de maior complexidade, com base na construção de conhecimentos ao longo de cinco anos de graduação em curso superior, com 3.600 horas. Enquanto um curso técnico, de nível médio tem apenas dois anos e 1.320 horas de carga-horária, sem contar horas de estágio, que no caso do ensino dos técnicos, ensino médio, não é exigido.

O Crea-PE, reafirma o compromisso com a proteção à vida,  através de atividades executadas por profissionais com formação adequada, com o devido respeito às atribuições restritas aos graduados em nível superior.

Alinhado com o  Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, Confea, e Regionais de todo o país, o Crea-PE segue firme, em defesa dos profissionais de Engenharia Mecânica.