Crea-PE

Crea-PE sedia reunião nacional do Colégio de Presidentes (CP) do Sistema Confea/Crea e Mútua

logo CP_emjpgO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, será anfitrião da 4ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. Nela estarão presentes os 27 presidentes dos Crea de todo o País, além do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Tadeu da Silva, dos diretores da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), além de convidados. O Colégio de presidentes acontece de quarta-feira (03) a sexta-feira (05), a partir das 9h, no Hotel Transamérica, no Pina.

Para fazer a palestra de abertura, o presidente do Crea-PE convidou o ex-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE) e engenheiro civil Carlos Calado para ministrar a Palestra Magna de abertura do evento sobre “A Engenharia nos Tempos Atuais e Futuros”. De acordo com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, a reunião será uma ótima oportunidade para a discussão de temas que são do interesse dos profissionais do Sistema. “Estamos satisfeitos em poder realizar o encontro e contar com a participação dos nossos pares na discussão de assuntos que são de grande relevância para as categorias profissionais que representamos”, explicou.

De acordo com o palestrante, na abordagem do tema, ele fará uma explanação ampla tratando da formação dos profissionais, do exercício das atividades afetas ao Sistema Confea/Crea e Mútua e, por fim, falará sobre o setor produtivo.

Na pauta do encontro constam informes sobre a Resolução n º 232 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), aprovada em 13 de julho de 2016, que fixa os valores dos honorários a serem pagos aos peritos, no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus, nos termos do disposto no art. 95, § 3º, II, do Código de Processo Civil – Lei nº 13.105/2015; reunião do presidente do Crea-PE com o Ministro da Educação, Mendonça Filho e, a participação do Crea-PE na Conferência Internacional Água e Energia: Novas Abordagens Sustentáveis, realizada de 27 a 29 de julho em Brasília.

Outro assunto se refere à proposta do Crea-PE sobre a Lei nº 13.267/16, que disciplina a criação e a organização das associações denominadas empresas juniores, com funcionamento perante instituições de ensino superior.

Por fim, proposta sobre a Deliberação Plenária do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), que define regras para que arquitetos e urbanistas possam requisitar junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) autorização para atividades de georreferenciamento e, proposta de convite ao CBIC para palestrar na próxima reunião do CP sobre “Novo modelo para concessões de obras de infraestrutura”.

Assuntos incluídos na pauta do encontro pelos demais Creas envolvem: custeio dos insumos para confecção das carteiras dos profissionais do Sistema; Proposta para elaboração de uma tabela universal de honorários qualitativa;Propor ao Colégio de Presidentes assumir a frente parlamentar das Engenharias; Indicação de 01 (um) representante do CP para compor o Grupo de Trabalho para elaborar um plano estratégico com vistas à corroboração do Sistema Confea/Crea em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público no tocante ao combate, prevenção e repressão à corrupção nas Engenharias e Agronomia (PL-1878/2015);  Indicação de 1 (um) Presidente de Creas para missão representativa do Sistema Confea/Crea com o objetivo de participar da Convenção e Assembleia Geral da União Panamericana de Associações de Engenharia, que ocorrerá no período de 24 a 28 de outubro de 2016, na Cidade do Panamá – Panamá: Decisão PL -0836, de 5 de julho de 2016; Renovação do Contrato – Sistema Confea, Crea e Mútua e ABNT e, Termo de Reciprocidade assinado entre Confea e Ordem dos Engenheiros de Portugal, entre outros.

Sobre o Colégio de Presidentes

O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua tem por objetivo buscar a unidade de ação preconizada no artigo 24 da Lei 5.194/66, no que se refere ao funcionamento e administração dos conselhos, bem como posicionamento face às questões e os empreendimentos de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia nacionais em defesa da sociedade.

O regimento do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea está regulamentado pela Resolução nº 1.012, de 10 de dezembro de 2005 e na coordenação do grupo está o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Modesto Ferreira dos Santos Filho (Crea-RN) e como coordenador adjunto, o Engenheiro Civil, Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques (Crea-RR).

Dilma Moura
ASC do Crea-PE

 

 

Pular para o conteúdo