Crea-PE

CTP discute segurança alimentar, recursos hídricos e erosão marinha

IMG_2026Segurança Alimentar, Recursos Hídricos e Erosão Marinha foram os temas debatidos pelos membros do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) durante a 6ª reunião do grupo, realizada na tarde desta terça-feira (28), na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE).  Dando início aos trabalhos, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, propôs para a próxima reunião uma imersão no tema “PEC da instalação da Zona Franca no Semiárido Nordestino”. A próxima reunião será no dia 26 de julho.

“Eu acho que precisamos discutir essa PEC. Com toda certeza, ela trará muitos impactos para o Brasil, de modo especial para os nordestinos. Certamente, essa proposta visa a interiorização da indústria para fortalecer a região”, explicou Evandro Alencar.  Em seguida, o presidente destacou a participação de Carlos Calado, representando o Comitê, como palestrante do Terça no Crea, no último dia 31.

Após os informes da presidência, os membros começaram as apresentações sobre as temáticas. O primeiro a fazer a palestra foi o Geólogo Waldir Duarte Costa. Na ocasião, ele falou sobre os recursos hídricos. “Todos sabemos a importância da água para o desenvolvimento das regiões. Precisamos agora é potencializar os usos, saber como utilizar”, explicou.

Em seguida, Gerson Quirino ministrou palestra sobre segurança alimentar. Em sua apresentação, ele falou sobre a Lei Orgânica da Segurança Alimentar e Nutricional (Lei N° 11.346/2011. “No Brasil, há cinco tipos nacionais diferenciados de agricultura, juntamente com seus mais de 15 subtipos alternativos. Logo, o binômio leigo e midiático Agricultura x  Agricultura Familiar é totalmente improcedente”, explicou.  Por fim, ele abordou as questões pertinentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Para terminar a tarde de debates, a geógrafa Niedja Araújo fez uma apresentação sobre Erosão Marinha.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

 

Skip to content