Crea-PE

Dia Mundial da Água é celebrado em todo o mundo


O Dia Mundial da Água, 22 de março, comemora o recurso natural como um elemento essencial para a vida. A celebração é parte da campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) para preservar o recurso. A data é apresentada como um quadro de discussão entre os países membros sobre a gestão que deve ser feita em relação à conservação dos recursos hídricos para o futuro. Um de seus principais objetivos é gerar estratégias para melhorar as condições de vida das populações que enfrentam problemas relacionados à água (potabilidade, fornecimento contínuo etc.). O dia foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993.

Na data, as Nações Unidas, juntamente com os países membros desenvolvem atividades cívicas e oficiais destinadas a preservar a água. No Uruguai são feitas marchas relacionadas à conservação de Rio Uruguai. Na Argentina realizam-se limpezas de lixo nas margens dos rios. Na Guatemala são feitas maratonas para a promoção da conservação da água.

Em várias cidades dos países membros são realizadas atividades culturais comemorativas. Na Colômbia se realizam festas musicais que duram entre dois e três dias. No Chile a cada ano uma escola é escolhida para passeios e excursões a parques naturais no país.

Enquanto comemora toda a água do planeta, a celebração enfatiza a sensibilização para o cuidado e preservação do bem. Isso ocorre porque é a água doce que pode suportar a vida de todas as espécies terrestres, incluindo o homem. A cada ano um tema é escolhido como centro da celebração. Ao longo dos anos tem-se abordado temas relacionados com a sustentabilidade da água como um recurso natural, o fornecimento contínuo em regiões marginais do mundo, a água fresca potável que é fornecida em diferentes populações, entre outros.

O Brasil possui 12% da água doce mundial, mas o maior percentual está distribuído na região norte do País. O norte do Brasil possui quase 70% dos recursos hídricos, mas apenas 7% da população, enquanto o sul tem apenas 13% dos recursos e aproximadamente 60% da população.

Citações – A água é essencial para a vida, e é o denominador comum de todos os desafios do desenvolvimento sustentável. Precisamos de água para produzir alimentos. Precisamos de água para produzir energia. Melhorar o acesso à água também significa melhorar a saúde materna, reduzir a mortalidade infantil, preservar o meio ambiente […] – Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO.

Para eliminar os diversos problemas relacionados à água, é necessário que a humanidade trabalhe com espírito de cooperação urgente, com uma mente aberta à novas ideias e a inovação, e dispostos a compartilhar as soluções que todos nós precisamos para um futuro sustentável – Ban Ki-Moon, Secretário-Geral das Nações Unidas.

Skip to content