Capa > Destaque > Dia Nacional do Engenheiro Mecânico

Dia Nacional do Engenheiro Mecânico

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Nacional do Engenheiro Mecânico. A escolha da data se deve ao fato de a mesma coincidir com o aniversário de Delmiro Gouveia, um personagem ímpar no cenário brasileiro no final do século XIX e início do século XX.

Delmiro Gouveia protagonizou uma conturbada trajetória no mundo dos negócios e da política em Pernambuco e Alagoas, realizando empreendimentos inovadores, colecionando inimigos poderosos e construindo uma reputação individual insólita, onde atributos como destemor, ousadia e autoritarismo articulavam-se delineando o perfil deste singular homem de negócios, onde se destacaram três dos seus empreendimentos: a fábrica de linhas de costura de Pedra, a usina hidrelétrica de Paulo Afonso e o Mercado Derby.

O personagem tem sido tema de numerosos estudos, obras de ficção e homenagens em face de sua história irreverente e morte violenta. Delmiro procurou incorporar à sua imagem empresarial a figura de um trabalhador infatigável, tendo sempre explicado seu sucesso nos negócios e a origem de sua fortuna através do trabalho.

Mostra-se um industrial que se antecipou na introdução de inovações técnicas e na exploração das potencialidades do sertão para a indústria, além de ter sido um homem de pulso e visão, convertido em empresário exemplar, sempre com alta habilidade para organizar empreendimentos inovadores, mobilizando amplamente os recursos oferecidos pela técnica e pela ciência.

O Dia do Engenheiro Mecânico é em homenagem a este grande empreendedor, com atuação diretamente relacionada à engenharia mecânica, dado o campo de atividade em que atuou como industrial.

O CREA-PE parabeniza todos os Engenheiros Mecânicos pelo seu dia.

Free WordPress Themes - Download High-quality Templates