Crea-PE

Doutores franceses abordam Durabilidade das Construções com foco no concreto utilizado

No Terça no Crea da terça-feira (23), os palestrantes franceses, professores e doutores Mahfoud Tahlaiti e Abdelhafid Khelidj abordaram a Durabilidade das Construções – Comportamento do Concreto em Idades Jovens e Uso de Compósitos.

De acordo com estudos realizados na França com a participação de alunos e pesquisadores a relação água/cimento é determinante no aumento da resistência do produto. Dessa mistura, dependerá o risco de fissuras e deformações que, em geral, ocorrem nas construções com concretos jovens, independentemente do que seja utilizado como forma de proteção para que não ocorra o evento.

De acordo com o professor Mahfoud Tahlaiti, as retrações, segundo a classificação de Shrinkage, são causadas por alterações químicas ou autógenas. Nesse sentindo, é verificado que quando o fator água/cimento é baixo, maior será a hidratação e, se o concreto é de idade jovem a capilaridade é preponderante. Nesse caso, as primeiras 24h são decisivas, na observação do comportamento do concreto, sobretudo no armado, já que no concreto protendido a prática é usual, com a devida hidratação há a diminuição da possibilidade de do problema de retração.

Foi também abordado o método de medida Rilem que orienta o uso do método linear de aplicação do concreto. O método dinâmico é utilizado para que seja possível utilizar o método linear, o vertical e o horizontal, com o uso de látex.

O professor Dr. Abdelhafid Khelidj falou sobre a resistência dos compósitos, com relação à exposição à água e ao fogo. Segundo Khelidj, o material é mais resistente ao que madeira, aço e aço com concreto. O palestrante ainda observou que o Recife sofre muito com a ação da água do mar, dos rios, chuvas e da umidade proveniente dessa hidrologia.

A palestra, ministrada pelos professores de origem francesa, foi feita em inglês e teve a colaboração do professor de graduação e pós-graduação de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), doutor Fernando Artur Nogueira, que também falou sobre o novo curso que está sendo montado pela Unicap em parceria com universidades estrangeiras, com ideias inovadoras e globalizadas.

Skip to content