Encontro Preparatório em Palmares propõe oito sugestões para o CEP

Na noite da quarta-feira, 29, a cidade de Palmares foi sede do 4º Encontro Preparatório para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PE), que está sendo realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), em 10 municípios do Interior do Estado, onde há Inspetorias Regionais do Conselho. As discussões, que envolveram 21 profissionais do município e região, se deram em torno do eixo central do Congresso Nacional de Profissionais (CNP), etapa final do processo, que será realizada em setembro, em Palmas (TO).

Realizado na Faculdade Palmares, o evento contou com a participação do 1º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Fernando Lapenda, inspetor Coordenador Clayton Silva, conselheiro e coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR-PE), André Lopes, os membros da COR-PE, Jorge Wanderley, Virgínia Lúcia Gouveia e Silva, Rômulo Vilela, Pedro Paulo Ximenes e Leonardo Teixeira de Sales. Representando a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), esteve presente o diretor Regional, Adriano Lucena, além da engenheira de minas, Najara Vaz.

Na abertura do Encontro, o primeiro vice-presidente Fernando Lapenda falou da satisfação em receber os participantes, desejou as boas vindas e bom trabalho a todos, concluindo com agradecimentos pelas presenças.

Em seguida o engenheiro eletricista e coordenador da COR, André Lopes, passou para os participantes, instruções acerca de todo o processo, desde a formulação das propostas até a escolha do delegado regional, que defenderá as propostas do grupo em nível estadual, durante o 10º CEP, dias 26 e 27 de julho, no Recife e, nacional entre os dias 19 e 22 de setembro, em Palmas (TO).

O conselheiro e membro da COR, engenheiro civil Jorge Wanderley, prestou informações mais detalhadas sobre o funcionamento do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Na sua fala, o inspetor Coordenador de Palmares Clayton Silva, agradeceu a presença de todos e desejou sucesso ao evento. Já o diretor regional da Mútua, Adriano Lucena falou da importância dos engenheiros colocarem suas propostas para que haja as mudanças desejadas. “Esse é o momento de colocarmos as ideias no papel e propor o que achamos importante para o Sistema”.

Em seguida, Lucena falou sobre os benefícios oferecidos pela Mútua aos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Em Palmares, os profissionais que fizeram oito propostas, todas aprovadas pela Comissão Organizadora Regional (COR), elegeram para delegado regional o engenheiro civil, Thiago Patrício Siqueira de Oliveira.

As propostas tiveram como base o eixo central do congresso “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional” e os seus eixos temáticos: Inovações Tecnológicas; Recursos Naturais; Infraestrutura; Atuação Profissional e Atuação das Empresas de Engenharia.