Crea-PE

Engenheiros realizam novas inspeções na Blitz do Crea nas Pontes

Especialistas de engenharia civil, ambiental, florestal, e de pesca, descobriram novos aspectos estruturais envolvendo a necessidade de manutenção, no segundo dia do Blitz do Crea nas Pontes do Recife, nesta terça-feira, 24.11.Na ponte Paulo Guerra, no Pina, foram registradas algumas patologias no concreto, e na ponte Maurício de Nassau, no centro, foi observado volume grande de ferragens expostas, e danos na base metálica de sustentação de poste, sem a sustentação adequada.

O trabalho também foi realizado na antiga ponte Giratória, no acesso ao Recife Antigo, onde se viu muita corrosão, corrimento da armadura e parte da super estrutura apresentando rompimento do aço. 

Já na inspeção feita na ponte Motocolombó, no bairro de Afogados, foi verificada tanto na parte inferior, ao nível das águas, como na parte superior, da rua, um excelente estado de conservação, segundo análises.

Reformas na calçada inclusive contemplaram rampa para acessibilidade, reconhecida como importante ajuste, pela equipe de profissionais voluntários e colaboradores do Crea-PE.  A ponte Gilberto Freyre, paralela à Motocolombó, mostrou na parte inferior bom estado de conservação, mas se identificou problemas na drenagem, juntas de pavimentação e na base metálica de postes de iluminação, na verificação da Blitz.

Todos os itens foram documentados pela equipe da Blitz do Crea para fazer parte de um relatório final a ser encaminhado aos órgãos competentes, segundo informou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Evandro Alencar. “Vimos a grandiosidade de nossas pontes, verdadeiros cartões postais da cidade, mas a manutenção precisa ser desenvolvida com maior zelo”, declarou.

A agenda tem o apoio do Iate Clube do Recife, na parte marítima e fluvial e da AD Consultoria Ambiental, no suporte na filmagem com drone. As vistorias serão finalizadas nesta quarta-feira, 25.11, através da seguinte programação:

PONTE BUARQUE DE MACEDO

PONTE DO LIMOEIRO

PONTE PRINCESA ISABEL

PONTE DUARTE COELHO

A Blitz do Crea nas Pontes, é uma ação promovida pelo Conselho, com foco na missão de proteção à vida. ação de fortalecimento do conhecimento técnico à disposição da sociedade. 

Pular para o conteúdo