Crea-PE

Especialistas da CIAM Brasil buscam adequar currículos das profissões registradas no Sistema Confea/Crea

Especialistas por modalidade da Comissão de Agrimensura, Agronomia, Arquitetura Geologia e Engenharia para o Mercosul(CIAM Brasil) reuniram-se, neste domingo (10), na Sala de Reuniões 1, do Centro de Convenções do Atlantic City, para tratarem da Matriz Curricular Mínima dos quatro países que fazem parte do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai). Os especialistas que estiveram presentes foram: Gilson Galloti, especialista da Agronomia; Celso Bairão, especialista da Geologia e Minas; Marco Valério Aleluia da Silva, especialista da Engenharia Civil; Juliandro Casanova, especialista da Engenharia Mecânica; Flávio Tongo, especialista da Engenharia Elétrica; Gilson Galloti, especialista da Agronomia; e Flávio Bolzan, assessor da CIAM Brasil.

ciam_71soeaO principal objetivo da reunião foi criar e adequar os currículos das Engenharias, Agronomia, Geologia, Agrimensura e Arquitetura. Esse compromisso foi firmado na última reunião realizada na Argentina, de acordo com o protocolo do Mercosul, onde cada especialista dentro de cada coordenadoria estudaria e traria novas modalidades e formas de nivelarem os currículos nestes quatro países do Mercosul.

Durante a reunião, foram analisadas planilhas, que trataram desde o currículo mínimo, carga horária até a legislação de cada profissão. Os especialistas analisaram e discutiram detalhadamente as bases curriculares, de acordo com a Resolução n. 1 de 2 de fevereiro de 2006 e Resolução CNE/CES, de 11 de março de 2002. Assim como também foi discutido sobre o estágio obrigatório dos cursos.

O Confea está colaborando com a delegação do Uruguai, ajudando este país a fazer a regulamentação da Engenharia, pois atualmente a profissão de Engenharia e Agronomia ainda não foi regulamentada. Essa postura tem ajudado na agilidade do processo para adequar os currículos dessas profissões no Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela.

A reunião da CIAM segue nesta segunda-feira (11), para que todos os especialistas tenham a oportunidade para exporem suas planilhas e, de acordo com as discussões, fazerem as adequações necessárias para serem levadas para a Reunião Plenária Internacional da CIAM, que deve acontecer no mês de outubro, no Uruguai.

Do Confea

Pular para o conteúdo