Crea-PE

Especialistas debatem Construção Naval na Terça no Crea

Com o tema Construção Naval: Desafios e Perspectivas, os analistas de infraestrutura do Ministério dos Transportes, Lara Calado e Gustavo Leite, foram os debatedores do projeto Terça no Crea desta semana. Na noite desta terça-feira (10), estudantes, profissionais das áreas tecnológicas e interessados na área participaram do debate que abordou as focou nos questionamento sobre credibilidade, uso adequado dos investimentos e capacidade de produção da indústria naval brasileira.

Devido a compromissos externos, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, não pode participar, deixando o 1° vice-presidente, Luiz Antonio de Melo, para realizar a abertura do evento.  Em sua fala, Luiz Antonio destacou a satisfação do Crea-PE em receber os profissionais e a importância de debater sobre a Indústria Naval brasileira.

Na ocasião, os especialistas apresentaram o panorama mundial de demandas de embarcações offshore. Nesse ranking, o Brasil ocupa, atualmente, a terceira colocação, com 105 navios, perdendo apenas para China e Europa. De acordo com Lara, outra questão levantada pela analista foi a geração de emprego nos últimos anos. “No campo prático: A relevância social é verificada pela quantidade de postos de trabalho que este segmento industrial gera, saindo em 2.000 postos de trabalhando para 70.000 postos de trabalho nos últimos dez anos, segundo o Sinaval, além dos montantes financeiros movimentados, na ordem de 5 bilhões de reais em 2014 e com previsão para 6 bilhões de reais em 2015”, destaca Lara.

Por fim, os especialistas responderam perguntas do público sobre reparo de embarcações, funcionamento dos nossos estaleiros e o desaquecimento do setor naval no Estado.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

Pular para o conteúdo