Evandro Alencar participa de colação de grau da AESGA

AESGAO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participou, na noite desta quarta-feira (1°), da colação de grau da turma de Engenharia Civil da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA). Na ocasião, Evandro falou da importância do Sistema Confea/Crea e Mútua para os futuros profissionais. “As instituições de ensino formam bacharéis, mas a atribuição é concedida pelo Conselho”, explica Evandro.

Falando da satisfação de estar em Garanhuns, o presidente comemorou o assento da AESGA no Plenário do Conselho.  “No último fim de semana, nós empossamos a presidente da Autarquia, Giane Lira, como conselheira suplente”, explicou. Segundo o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar,  “desde que participamos da primeira Colação de Grau do curso de Engenharia Civil já vínhamos conversando sobre a importância da parceria entre a Instituição e o Crea-PE, o que logo em seguida concretizamos. Agora, além de parceiros, a presidente Giane é empossada como conselheira suplente, o que é muito bom para nós e para a Faculdade também”, destacou o presidente do Crea Pernambuco, Evandro Alencar.

A presidente da Autarquia afirma que o momento é de comemoração e agradecimento. “Sinto-me muito lisonjeada com o apoio e confiança de todos que fazem o Conselho e animada por estarmos representando a nossa Faculdade em ações e discussões que são essenciais no que diz respeito a regulamentação e atuação dos profissionais de Engenharia, incluindo normas técnicas e éticas. Fazer parte do Crea-PE é um passo importante para o desenvolvimento e fortalecimento dos cursos da FACEG”, afirmou Giane Lira.

HOMENAGEM
Na ocasião, o aluno Mateus Silva de Vasconcelos, laureado da turma de Engenharia Civil, da Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG), falou um pouco da sua jornada e conquista da graduação. “Sou de Itaíba, distante 298 quilômetros do Recife, e durante os três últimos anos do curso trabalhava nas obras da Adutora do Agreste até às 16h e ia direto para Garanhuns. Eu viajava cerca de 250 quilômetros para a faculdade. E hoje, eu vejo que todo esse esforço valeu a pena, não só pelo fato de ser laureado, mas pela satisfação de ver o sorriso no rosto dos meus pais”, comemora o agora engenheiro.

SOBRE AESGA

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA) foi criada como Instituição Municipal pela Lei nº 2.174, de 23.08.1985, com a finalidade de agregar a já existente Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), e permitir a criação de outras Instituições de Educação Superior (IES), buscando atender a vocação da Cidade, conhecida em âmbito estadual, como um município Polo Educacional.

Do ponto de vista legal, a AESGA é regida pelas leis municipais nº 2.692, de 06.11.1993 até dezembro de 2006, e pela Lei nº 3445, de 28 de dezembro de 2006, até os dias atuais, destacando que o Regimento Interno da AESGA, aprovado em 19/12/2011 pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE), conforme Parecer CEE/PE Nº 191/2011-CES regulamenta, não só os serviços administrativos da Instituição, mas também, orienta a dinâmica operacional das Instituições de Educação Superior ora mantidas.

Funcionando na Avenida Caruaru, nº 508, Bairro de São José, em Garanhuns – PE, a AESGA se constitui mantenedora das Faculdades de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA), Faculdade de Direito de Garanhuns (FDG), Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Humanas de Garanhuns (FAHUG) e Faculdade de Ciências Exatas de Garanhuns (FACEG).

A AESGA está localizada na mesorregião do Agreste de Pernambuco e se define como pioneira no processo de interiorização da formação superior, tendência que se fortalece ao longo dos 37 anos compreendidos entre a instalação do curso de Administração, ofertado pela FAGA, até os dias atuais. Neste cenário, e ao longo de sua história de funcionamento, a Autarquia se estruturou visando atender os 24 municípios compreendidos em sua área de abrangência.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE