Evandro Alencar participa de grupo estruturador da Academia Pernambucana de Engenharia

APE001Com a missão de contribuir para que a sociedade seja servida de forma competente, ética e inovadora pelos engenheiros de Pernambuco, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, participou, na manhã desta terça-feira (31), de reunião do grupo estruturador da Academia Pernambucana de Engenharia (APE).  Ao lado do professor e engenheiro civil Mário Antonino, idealizador da iniciativa, Evandro esteve com diversos profissionais renomados da Engenharia do Estado. A reunião aconteceu no laboratório de geotécnica do Centro de Tecnologia e Geociência (CTG).

Nesse primeiro encontro, ficou acordado que o Grupo Estruturador da APE irá se reunir nas 1ª e 3ª quinta-feira de cada mês. A ideia é que o grupo atue como sociedade técnico-científico-cultural, de forma honorífica. De acordo com o idealizador da proposta, Mário Antonino, a APE é um organismo vivo. “A Academia pode ser muito viva em termos de participação da sociedade. Isso vai depender do interesse, empenho, amor à causa de cada acadêmico”, explica Antonino.

O próximo passo da iniciativa é a criação do estatuto. Para isso, o professor Mário Antonino destacou o engenheiro civil, conselheiro do Crea-PE e presidente do Memorial de Engenharia, Maurício Pina, para a produção da minuta do documento. Questionado sobre os membros da Academia, Mário, em reunião com o grupo, destacou cerca de 20 renomados profissionais, mas considerou trazer mais nomes para finalizar a lista. A expectativa é de que sejam 40 membros titulares da Acadêmia Pernambucana de Engenharia.

Para o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, essa iniciativa é um marco para a Engenharia do Estado. “Como representante do Conselho da categoria, não poderia deixar de apoiar esta causa. Pensar a Engenharia é colocá-la à serviço da sociedade, do bem comum”, explica Evandro Alencar.

Além de Evandro Alencar, Maurício Pina e Mário Antonino, participaram da reunião Amaro Lins, Alexandre Santos, José do Patrocínio, Romilde Almeida de Oliveira, Alexandre Schuler, Dilson Teixeira, Antônio Antonino, Carlos Brayner, Paulo Dantas Antonino, José Orlando Vieira e Francisco de Assis Gonçalves Brandão.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE