Home > Destaque > Evandro Alencar participa de lançamento do Projeto Setorial do Gesso feito pelo ministro Armando Monteiro em Araripina

EvandroO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, acompanhado do chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, participou, na manhã de hoje (segunda-feira, 25), em Araripina-PE, do lançamento do Projeto Setorial do Gesso, realizado no auditório do Centro Tecnológico do Araripe.

O evento contou com a participação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, que anunciou a implementação de ações voltadas para aumentar a competitividade de empresas instaladas no polo gesseiro, com o objetivo de aumentar as exportações do setor. Os mercados-alvo são Canadá, Estados Unidos, México, Chile, Colômbia, Paraguai e Peru.

Voltado para empresas de pequeno e médio portes, o Projeto Setorial do Gesso é uma das ações do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), lançado em Pernambuco pelo ministro em novembro do ano passado. Ao todo, o projeto vai atender 37 empresas, sendo 33 de Pernambuco e o restante do Ceará, Pará e Amazonas. A meta é exportar US$ 350 mil em 2016 e chegar a US$ 500 mil em 2017.

O projeto é uma parceria do Sindicato da Indústria do Gesso (Sindusgesso) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No lançamento, o ministro assinou o convênio para a implementação das ações previstas no projeto. O orçamento do projeto é de R$ 3,4 milhões para dois anos de atividades. Desse total, 70% serão aportados pela Apex-Brasil e o restante ficará a cargo dos parceiros.

Entre as ações do projeto estão a avaliação do setor no Brasil e no mundo, estudos de benchmarking internacional de boas práticas de sustentabilidade, elaboração de diagnóstico tanto do mercado quanto das empresas, realização de oficinas de sensibilização e, o estabelecimento de diretrizes para atuação em mercados externos.

Para 2016 está prevista a participação nos seguintes eventos setoriais: Expo Revestir, que acontece em março em São Paulo; Feira Expo Camacol na Colômbia, em agosto e, em outubro, o Green Build nos EUA. Também serão realizadas missões prospectivas para Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Angola e Moçambique.

Polo gesseiro

O polo gesseiro responde atualmente por 95% do fornecimento de produtos para o mercado nacional. No mundo, o Brasil se posiciona como 11º maior produtor, de acordo com dados do Sindusgesso. A produção bruta, em 2013, último dado disponível, chegou a 3,3 milhões de toneladas, sendo mais de 85% desse montante originário de Pernambuco. O setor emprega diretamente 13,8 mil pessoas e quase 70 mil indiretamente.

Pontos fortes da produção nacional são a quantidade, pureza e disponibilidade do gesso na região, bem como a gestão empreendedora e a versatilidade do produto. O aumento da demanda mundial e o atual patamar do câmbio são oportunidades para o setor, apontadas pela equipe que irá executar o projeto.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE