Evandro Alencar participa, no Palácio do Governo, de lançamento do Prêmio Pelópidas Silveira

DSCN5137
O presidente e o chefe de Gabinete do Crea-PE, Evandro Alencar e Joadson de Souza, no lançamento do Prêmio Pelópidas Silveira, no Palácio do Governo

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, e o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos, participaram, na manhã desta quinta-feira (16), no Salão das Bandeiras, Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, do lançamento e assinatura do edital do Prêmio Pelópidas Silveira em Planejamento, Gestão Urbana e Regional. A homenagem faz parte das comemorações pelo centenário do engenheiro e ex-prefeito do Recife.

DSCN5183
Evandro Alencar ladeado pelo filhos de Pelópidas: Hebe, Thaís e Thales Silveira.

Citado no agradecimento do governador, pela presença na solenidade, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, cumprimentou a família do homenageado, representada pelos filhos, Hebe, Thaís e Thales Silveira e falou da homenagem prestada pelo Conselho, feita na noite da quarta-feira, 15, dia em que foi comemorado o centenário do engenheiro que empresta o nome ao edifício sede do Crea-PE.

DSCN5169
Governador Paulo Câmara assina Edital do Prêmio na presença de familiares do homenageado e de vários convidados

Na presença da família do homenageado, secretários estaduais e municipais, o governador Paulo Câmara assinou o edital de lançamento da premiação, que homenageia os 100 anos de nascimento do engenheiro, ex-prefeito do Recife e ex-vice-governador, que tem como objetivo, estimular a reflexão e o debate crítico sobre experiências exitosas na administração pública, ressaltando que o prêmio vai “manter vivo o legado” do gestor. “Ele também dará às pessoas a oportunidade de continuarem pensando o planejamento urbano das cidades e regiões. Pelópidas Silveira pensou muito o Recife, o Estado e o futuro. E nós queremos perpetuar essa tradição de pensar, planejar, ouvir e governar com transparência. Homenageando Pelópidas, ajudamos as novas gerações na construção desse futuro”, argumentou Câmara.

Ao enaltecer o legado deixado por Pelópidas Silveira, Miguel Arraes e Eduardo Campos, Paulo afirmou que quer governar Pernambuco “com um pensamento cada vez maior em favor da coletividade, decência e da probidade”. “Acima de tudo, queremos ter o povo governando ao nosso lado. O Brasil precisa de governantes que tenham a serenidade e a humildade de ouvir o povo”, pontuou.

DSCN5156
Secretário Danilo Cabral falou sobre o prêmio e ressaltou a importância de Pelópidas Silveira

Secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral salientou que a realização do prêmio “reativa” o debate sobre o planejamento estratégico urbano diante do desafio de se ter um “olhar” especial sobre o tema. “Hoje, mais do que nunca, todos nós que vivemos na cidade metropolitana do Recife e nos grandes centros urbanos somos vítimas da ausência de um olhar mais estratégico do planejamento urbano. Esse é um desafio que está posto para a sociedade e gestores”, explicou.

DSCN5160
Hebe Silveira agradeceu a homenagem em nome de toda a família

A Filha do homenageado, Hebe Silveira destacou a “emoção” e o “orgulho” em ver reconhecido o trabalho do pai. “Esse prêmio prioriza exatamente o que era o foco de papai enquanto prefeito-engenheiro: a questão urbanística. Ele entendia que, a partir daí, tudo podia mudar e melhorar a vida da população. Tem um simbolismo e uma importância muito grandes para a nossa família vermos o nome e a gestão dele ficarem marcados em um prêmio de tanta importância para o Estado”, comemorou.

PREMIAÇÃO  – A organização do prêmio ficará a cargo da Secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Agência Condepe/Fidem. Para concorrer, os trabalhos apresentados devem contemplar os seguintes temas: o Estatuto das Metrópoles; Oportunidades e Desafios; o Sistema de Informações Geográficas como Instrumento do Planejamento Urbano e Regional; o Fortalecimento Institucional, Planejamento e Gestão Urbana e Regional; a Utilização dos Espaços Residuais em Áreas Urbanas; e a Urbanização de Áreas de Assentamentos de Interesse Social.

Os trabalhos devem ter relação com diferentes tipos de ações governamentais, como, por exemplo, a promoção e o apoio à governança metropolitana; gestão do uso e ocupação do solo; fortalecimento da gestão de ações consorciadas em Regiões Metropolitanas e em Regiões de Desenvolvimento; e planos e projetos de desenvolvimento local sustentável.

Podem concorrer profissionais, estudantes do ensino médio, técnico e superior; graduados e pós-graduados de todo o país, em três modalidades: redações, artigos científicos e projetos de experiências exitosas. As inscrições, que são gratuitas, podem ser realizadas a partir da próxima quarta-feira (22) e seguem até o dia 31 de agosto. O processo pode ser feito presencialmente, na Agência CONDEPE/FIDEM, na Boa Vista. Também é possível através dos sites www.condepefidem.pe.gov.br ou www.seplag.pe.gov.br.

A divulgação final do prêmio acontece em 1º de fevereiro de 2016, nos sites da Seplag e do Condepe/Fidem. Já a cerimônia de premiação será no dia 15 de fevereiro, no encerramento das comemorações pelo centenário de Pelópidas Silveira. Serão premiadas até três redações com um tablet com sistema operacional instalado; até três artigos científicos no valor de R$ 5 mil, cada; e até três projetos de experiências exitosas no valor de R$ 8 mil, cada.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE