ExpoAgro Agreste 2024 acontece em Garanhuns com a participação do Crea-PE

Cerca de 15 mil pessoas devem visitar o evento, que será realizado até o domingo (12)

Após 17 anos, Garanhuns, principal cidade polo do Agreste Meridional, volta a sediar uma feira do agronegócio. A ExpoAgro Agreste 2024 foi aberta, nessa quarta-feira (8) e segue até o próximo domingo (12), no Parque Haras Acauã. O Crea-PE participa da exposição recebendo os profissionais da região no estande montado em parceria com o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco.

A região de Garanhuns tem cerca de 3,5 milhões de habitantes, 101 mil produtores rurais distribuídos em 50 municípios, e um PIB agrícola de R$ 3,2 bilhões. De acordo com a organização da feira, a expectativa é que, durante o evento, circulem pelo parque cinco mil produtores rurais e um público geral de 15 mil pessoas.

A engenheira civil e coordenadora adjunta do Programa Mulher do Crea-PE, Letícia Costa, prestigiou a abertura oficial do evento. A solenidade contou com a presença do organizador da exposição, Carlos Batata, do prefeito de Garanhuns, Silvado Albino; do reitor do Centro Acadêmico da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Agreste, Airon Melo; do secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca de Pernambuco, Cícero Morais; gestores de instituições bancárias e políticos da região.

Carlos Batata, organizador da ExpoAgro, falou que a feira tem no seu conceito a informação e a tecnologia com o foco no homem do campo. “Durante esses cinco dias o público poderá encontrar, por exemplo, na parte ambiental, a distribuição de mudas e o quintal para apartamentos; na pecuária de leite, ovinos e caprinos. Já na parte cultural, expressões do Agreste como o forró e o samba de coco”, explicou.

A coordenadora adjunta do Programa Mulher do Crea-PE, Letícia Costa, ressaltou a importância da presença do Conselho no evento. “O Crea-PE estará, até o domingo (12), prestando serviços e atendendo aos profissionais da região nos períodos da manhã, tarde e noite”, reforçou.

Já o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Garanhuns, Neilton Falcão, disse que o município e as cidades vizinhas se encontram em festa. “Depois de 17 anos, estamos com a nossa exposição do agronegócio. Isso é um marco inicial para recuperarmos a tradição de apoiar as queijarias, os produtores, pecuaristas e fabricas de iogurtes”, pontuou.

O reitor do Centro Acadêmico da UFPE no Agreste, Airon Melo, disse que a ExpoAgro é de fundamental importância para o produtor que precisa entender o que está acontecendo no meio agropecuário para se adaptar e tirar proveito. “Toda região que se preza e vive do agronegócio precisa compartilhar os seus conhecimentos. Esse é o grande objetivo da academia aqui. Estamos coordenando toda a parte acadêmica com os nossos estudantes, praticando tudo aquilo que eles aprendem na teoria”, concluiu.

Até o domingo (12), programação da feira conta com torneios nacionais da raça Girolando e o Concurso Leiteiro Nacional do Gir, concursos regionais de diversas outras raças e espécies, além de leilões.