Fiscais participam de Encontro Semestral na sede do Crea-PE

Auditório fiscais panoramicaOs fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) participaram, nesta terça-feira (30), do 2° Encontro Semestral da Fiscalização de 2014, promovido pela Gerência de Fiscalização do órgão. No encontro, os técnicos puderam avaliar os resultados obtidos pela área durante o ano e montar o planejamento estratégico de Fiscalização para o ano de 2015. Ao todo, 23 profissionais, de todas as Inspetorias Regionais, participaram do evento, realizado na sede do Crea-PE.

Palestra Fiscais 4Na abertura dos trabalhos, o presidente do Conselho, José Mário Cavalcanti, destacou a importância dos fiscais para o bom desempenho do órgão junto à sociedade. “É uma satisfação recebê-los para mais um encontro. Nossa missão é assegurada por lei. Somos agentes transformadores da sociedade. E nesse cenário, a Fiscalização é ferramenta fundamental para o Crea-PE atingir a sua missão maior, que é defender o interesse da sociedade e regulamentar as profissões das área tecnológicas”, destacou Cavalcanti.

Em sua fala, o presidente ainda chamou a atenção para o fato do Regional ser considerado por muitos como um cartório. “O Crea-PE é um cartório sim, mas não de forma pejorativa. Os cartórios, na verdade, contam um pouco da história do mundo. Nesse sentido, contamos um pouco da história das profissões tecnológicas em Pernambuco. Somos um cartório do bem, porque cuidamos e defendemos os interesses da sociedade. Vamos, então, caminhando e ajudando a contar a história do nosso Estado, das nossas profissões e, principalmente, garantindo segurança”, explicou José Mário.

Para finalizar, ele chamou atenção para importância de encontros destinados aos fiscais. “Acredito que nas próximas gestões, todos os presidentes que aqui passarem devem promover encontros como estes. É uma excelente oportunidade de troca de informações e experiências”, finalizou José Mário, que desejou um excelente encontro aos fiscais.

Palestra Fiscais 2Já o chefe de Gabinete do Conselho, Osvaldo Fonsêca, chamou atenção para o bom desempenho que a Fiscalização está conquistando. “Nesse primeiro momento, eu gostaria de parabenizar a toda a fiscalização e cada um dos nossos fiscais. Recentemente, nós passamos por uma auditoria do Conselho Federal e fomos parabenizados nos quesitos referentes à Divisão de Fiscalização”, destacou Fonsêca. Em seguida, o chefe de Gabinete salientou a importância de todos os fiscais no compromisso com a sociedade. “O Crea-PE é feito de pessoas, somos todos responsáveis pelo bom funcionamento do órgão”, finalizou.

Palestra Fiscais 3Em seguida, o superintendente do Conselho, Roberto Arrais, falou sobre o momento para os fiscais. “É hora de refletir. É hora de sentar e avaliar tudo de bom em nosso trabalho e tudo que precisa ser melhorado. É necessário pensar que somos parte integrantes, que somos fundamentais para o bom funcionamento do órgão”, destacou Arrais.

O encontro teve início com a palestra do Gerente de Fiscalização, Romildo Cavalcanti, que falou sobre os resultados conquistados com a participação e empenho de todos os fiscais. “Durante a nossa gestão, muita coisa melhorou na Fiscalização do Crea-PE. Conseguimos dobrar a receita, montamos um Manual de Fiscalização, que foi melhorado do Conselho Paranaense, mas que já serve de referência para todo o Brasil, fizemos a contratação de novos fiscais, que só não foi maior por problemas burocráticos, instalamos uma nova rotina sobre as denúncias, expandimos as áreas de atuação das fiscalizações para mais modalidades, informatizamos muitos dos nossos procedimentos e,claro, fizemos a melhoria logística de para todos os fiscais”, pontuou Cavalcanti.

Para a chefe de Fiscalização do Crea-PE, Daniele de Castro, a grande importância do Encontro é ouvir os fiscais e, principalmente, cuidar da valorização profissional. “Com a participação de todos, nós vamos melhorar metas, trabalho e qualidade de vida”, comemora Daniele.

Ainda no encontro, o planejamento estratégico da Fiscalização, com metas e mudança de modelo, será construído junto com os fiscais do Crea-PE. O encontro, que teve início ás 8h, se estende até às 14h.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE