Fiscalização Dirigida do Crea no Agreste atua em Toritama

Lavanderias do segmento de produção de jeans, integrante do pólo de confecção do Agreste de Pernambuco, nacionalmente conhecido, estão sendo inspecionadas por equipes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco, Crea-PE.

As equipes da Fiscalização Dirigida iniciaram na terça-feira, 18.08, a atuação em Toritama, a 170 kms do Recife, dedicando 02 dias para cobrir toda a área. De acordo com a gerente de Fiscalização do Crea-PE, Aldenice Koga, essa é mais uma cidade que será vistoriada durante a maratona que cobre mais 03 cidades vizinhas, incluindo Caruaru. Informou que apesar da maioria estar regular com relação a manter profissionais responsáveis à frente das atividades, como determina a lei, em muitas há a necessidade de implantar Programa de Prevenção a Queda de Para-raios (SPDA).

Além desses itens, nas lavanderias, os agentes também estão fiscalizando a destinação dos dejetos, e engenheiros mecânicos responsáveis pela manutenção das máquinas.

“Nós estamos em campo intensificando a verificação sobre o exercício profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia no seu nível superior, de forma a assegurar a prestação de serviços técnicos com participação de profissional habilitado e observância de princípios éticos, econômicos, tecnológicos e ambientais compatíveis com as necessidades da sociedade”, esclarece a gerente.

A Fiscalização Dirigida do Crea-PE realizou ciclo de inspeções no Sertão do Pajeú, com base em Serra Talhada, semana passada, seguindo para abrir nova agenda em Caruaru. No Pajeú, foram realizadas 90 ações. Somente no dia 17.08, foram vistoriadas 22 lavanderias e mais 5 obras em Caruaru.

De acordo com mapeamento de ações da Fiscalização em todo o estado, de janeiro a junho deste ano, mesmo com a pandemia, foram elaborados e registrados mais de 5.200 relatórios, fortalecendo a defesa do exercício legal da profissão e proteção de vidas.

“Para que haja maior conscientização da sociedade e dos empresários, neste caso de Toritama, queremos contar com a colaboração dos profissionais, mas, especialmente, dos cidadãos que podem encaminhar ao Crea-PE, denúncias caso identifiquem como a ausência de profissionais competentes em projetos e empreendimentos”, destacou o presidente do Conselho, Evandro Alencar, que também acompanha as fiscalizações.

Denúncias podem ser feitas através do site: www.creape.org.br

No balanço das ações realizadas num só dia, a terça, 18.08, foram contabilizadas 26 lavanderias, 4 obras civis e duas empresas que recolhem resíduos sólidos.