Fiscalização do Crea-PE finaliza operação em Palmares

Na sexta-feira 25.09, teve conclusão a maratona de Fiscalização Dirigida desenvolvida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), na Mata Sul do Estado, envolvendo a cidade de Palmares e mais 8 municípios da região. A agenda começou no início da semana, com uma média de 30 a 40 ações por dia.

Pautada pelas Câmaras Especializadas do Conselho, os fiscais realizaram na quinta-feira, 24.09, 40 ações, nas cidades de São José da Coroa Grande e Cortês, sendo a maioria dos empreendimentos fiscalizados na área de construções civis, 22, seguida de fiscalizações verificando o exercício legal da profissão também em empresas de provedores de internet, supermercados, produção de camarões, casas agropecuárias, entre outros.

Na quarta, 23.09, a operação envolveu os municípios de Barreiros, São José da Coroa Grande, Ribeirão e Xexéu. Os agentes fiscalizaram ao todo 30 obras e serviços, sendo: 13 construções civis; 08 provedores de Internet; 01 indústria; 02 farmácias; 03 casas comerciais de artigos de agropecuária; 02 assentamentos e; 01 indústria de fabricação de artefatos de argila.

De acordo com o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, um dos principais objetivos da fiscalização é proteger a sociedade do risco de serviços de profissionais não habilitados, prestando indevidas atividades técnicas. A Gerente de Fiscalização do Conselho, Aldenice Koga, explicou que a busca  pelo respeito da atuação das profissões ligadas ao Conselho, Engenharia, Agronomia e Geociências é também objetivo das operações. Ela disse que se verifica se há responsável técnico por meio do registro das empresas, bem como da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

As Fiscalizações Dirigidas são realizadas, na Região Metropolitana do Recife (RMR) e cidades do Interior do Estado, fortalecendo a defesa do exercício legal da profissão, acrescentou. Na sexta-feira (25), conforme a programação, os trabalhos serão concluídos nas cidades de Ribeirão e Cortês e, contemplarão os seguintes empreendimentos: Agroindústria; construções civis em geral; casas agropecuárias; piscicultores; assentamentos rurais; indústrias e usinas. A agenda do Crea-PE segue na realização de novas Fiscalizações Dirigidas até o final do ano.