Fundação da FNEAS aconteceu durante a 75ª Soea

O dia 22 de agosto, na 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea), em Maceió-AL, foi histórico para os engenheiros e engenheiras que atuam na Engenharia Ambiental e Sanitária, pois 20 entidades de classe aproveitaram a oportunidade para fundar a primeira Federação Nacional das Associações de Engenharia Ambiental e Sanitária (FNEAS). A FNEAS conta com o conselheiro goiano Engenheiro Sanitarista e Ambiental Áquila Levindo, como um de seus diretores.

O passo dado pelas entidades representa o amadurecimento de anos de discussão sobre a unidade da profissão. Hoje, questões de saneamento e meio ambiente são vistas como indissociáveis e esse entendimento traz enormes avanços para a engenharia e seu exercício no Brasil.

O movimento de unificação entre as entidades, que deu origem à FNEAS, também busca representatividade no Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) para fortalecimento do Sistema Confea/Crea e Mútua pautando, sobretudo, uma agenda nacional das questões profissionais da Engenharia Ambiental e Sanitária.

Com estatuto aprovado em sua assembleia de fundação, a FNEAS mostra que está na vanguarda sobre as questões de gênero, inserindo um inciso de obrigatoriedade de equidade de gênero para composição de sua diretoria executiva. A medida objetiva estimular que as associações filiadas à Federação incentivem à formação de lideranças femininas para a presidência de suas entidades, trazendo as mulheres para o centro da tomada de decisão em equidade de representação.

A cerimônia de fundação foi prestigiada pelo presidente do Confea, o engenheiro civil Joel Krüger; e pelo vice-presidente da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), o engenheiro Fernando Santos, que, juntos, enfatizaram a importância nacional e internacional da engenharia ambiental e sanitária para o desenvolvimento sustentável global.

A Diretoria Executiva Provisória trabalhará pelo período de três anos, a contar da data de sua fundação e é assim composta: presidente, Renato Muzzolon Jr. (APEAM-PR); vice-presidenta, Thaianna Cardoso (ACESA-SC); secretário-geral, Áquila Levindo (AGEAMB-GO); diretor de Política Profissional, Giuliano Battisti (APEA-ES); diretor administrativo e financeiro, Elizene Sarmento (AEASPA-PA); diretor de Relações Institucionais, Luiz Henrique (ACEAMB-SC); diretor social, Rodolfo Alves (AEAMB-PE).