Fundacentro realiza atividades em homenagem às vítimas de acidentes do trabalho

estressenotrabalho_20160418144250A Organização Internacional do Trabalho (OIT), adotou como campanha para o ano de 2016, o tema Estresse no trabalho – um desafio coletivo, em alusão ao Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, nome também adotado pela Organização. A Fundacentro, assim como em anos anteriores, continua a manter o nome “Dia Internacional em Memória às Vitimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, criado no Canadá, em razão do acidente ocorrido em 1969, que envolveu 78 trabalhadores de uma mina no estado da Virginia, nos Estados Unidos.

Mais que um dia em memória às vítimas do evento que ocorreu há mais de quarenta anos, é também um momento de reflexão para as novas relações de trabalho que ainda se constituem de maneira penosa para o trabalhador e trabalhadora.

Sobre o estresse

O termo estresse já entrou para o vocabulário popular como sinônimo de nervoso, irritação, impaciência, agressividade. Estar estressado significa dizer que o outro está “fora de controle”, que está submetido a pressões e que não está com possibilidades de lidar com elas, está explodindo ou prestes a explodir como sugere o cartaz.

Nas últimas décadas, a globalização e o progresso tecnológico transformaram o mundo do trabalho, a introdução de novas formas de organização do trabalho, as relações de trabalho e padrões de emprego contribuíram para o aumento do estresse relacionado com o trabalho e distúrbios associados.

Recife-PE

A Fundacentro de Recife realizou várias ações no mês do “Abril Verde”. Confira o calendário do mês. Conclusão do folder e divulgação das inscrições para o curso “Avaliação e controle de riscos à saúde em radiologia diagnóstica”, a ser realizado no período de 2 a 5 de maio, em parceria com o CRCN/NE – Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste.

6 de abril

Participação na reunião ordinária do CPR-PE – Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção de Pernambuco, na cidade do Recife.

7 de abril

Início da fase de tabulação dos dados dos questionários relativos à pesquisa “Avaliação das condições de trabalho dos servidores do Ministério da Saúde na cidade do Recife”, que está sendo realizada em parceria com o Sindsprev/PE – Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social do Estado de Pernambuco. A pesquisa está sob supervisão técnica de Luiz Antonio de Melo (tecnologista), Gilson Lucio Rodrigues (pesquisador) e José Hélio Lopes (educador), contando ainda com o assessoramento estatístico de André Maia (tecnologista da Fundacentro/BA).

8 de abril

Participação na reunião do Getrin – Grupo de Trabalho Interinstitucional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, no Tribunal Regional do Trabalho/6ª Região, que vai definir o calendário de atividades conjuntas para celebração do 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

12 a 15 de abril

Dentro da programação do VII CMATIC – Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, na capital federal, o tecnologista Mauricio José Viana vai conduzir a palestra “Instalações elétricas temporárias na indústria da construção” e o educador José Hélio Lopes atuará como relator do painel “Principais causas de acidentes de trabalho na indústria da construção”.

15 de abril

Visita à FUNDACENTRO/PE dos alunos do curso de Técnico de Segurança do Trabalho da escola Grau Técnico, a ser conduzida pelo tecnologista Luiz Antonio de Melo.

18 de abril

Palestra “Técnico de segurança do trabalho – uma profissão de grandes desafios”, a ser ministrada pelo educador José Hélio Lopes para alunos da Escola Técnica Estadual Luiz Dias Lins, na cidade de Escada, zona da mata de Pernambuco.

19 de abril

Coordenação da 216ª reunião ordinária do CPR-PB – Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba, na cidade de João Pessoa.

26 de abril

Participação na reunião ordinária da CIST – Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, no Conselho Estadual de Saúde.