Garanhuns comemora 208 anos neste domingo

Município do Agreste Pernambucano, distante cerca de 230 km do Recife, Garanhuns ocupa uma área de 458,550 km². Em 2016, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimou sua população em aproximadamente 137 810 habitantes, sendo o nono mais populoso do estado, o terceiro mais populoso do interior e o segundo mais populoso da Região do Agreste pernambucano, comemora, neste domingo (10), 208 anos.

Desde 2014, a população de Garanhuns comemora o aniversário do município no dia 10 de março, em vez de 4 de fevereiro. De acordo com o Instituto Histórico e Geográfico do município, a decisão foi tomada a partir de documento encontrado por equipes do Museu do Tombo de Portugal, na Europa. Entre os documentos encontrados, havia a Carta Magna que elevou a localidade, em 1811, à categoria de vila e foi assinado por Dom João VI.

A carta também foi decisiva para Garanhuns se adequar à Constituição Federal, que indica a possibilidade de haver somente quatro feriados. Assim, a Câmara de Vereadores, extinguiu a folga de 4 de fevereiro, estabeleceu a nova data e o município comemorou naquele ano 203 anos, em vez de 135.

Originalmente, as terras do município eram ocupadas pelos índios do ramo dos cariris, quando, por volta do século XVII, brancos e negros fugidos da sujeição dos holandeses ocuparam as regiões de brejos, lá estabelecendo-se em aldeias esparsas.

A cidade de Garanhuns é o centro mais diversificado do agreste meridional, sendo polo de 32 municípios, concentrando, em seu entorno, cerca de 1 066 000 habitantes. É também, um centro regional de saúde e educação. Na saúde, diversos hospitais, empresas de saúde e assistência médica estão instaladas. A Universidade de Pernambuco – UPE (Campus Garanhuns); a Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE (Unidade Acadêmica de Garanhuns); a AESGA – Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns oferecem cursos de graduação e pós-graduação. O município, pelo seu diversificado comércio e oferta de serviços, tem, no turismo, um importante fator de geração de emprego, renda e desenvolvimento.