Crea-PE

Homenagens e despedidas marcam a última sessão plenária solene do Crea-PE

mesaabertura

Em clima de despedida e muitas homenagens, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti, comandou, na noite desta quarta-feira (10), na Casa da Indústria, sede da Fiepe, a última sessão plenária solene de 2014, em comemoração ao Dia do Engenheiro. Como de costume, na ocasião, José Mário Cavalcanti entregou o Diploma de Mérito, aos alunos laureados da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco e do Sertão Pernambucano (IFPE), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Faculdade Boa Viagem (FBV).

josemario2Após a execução do hino nacional, cada um dos alunos premiados foi até o palco receber o certificado de Mérito de Laureado das mãos dos conselheiros representantes das câmaras especializadas do Crea-PE. Depois disso, José Mário Cavalcanti prestou uma homenagem aos profissionais que atuaram como conselheiros no triênio 2011/2013 com a entrega dos certificados de Serviços Relevantes Prestados à Nação. Os homenageados foram os ex-conselheiros Alexandre Santos, Aluísio Malufe, Antônio Carlos Alves, Eloísa Basto Amorim, Emílio Moraes Falcão, Gerson Quirino Bastos, Ivaldo Xavier da Silva, Jefferson Bastos Quirino, Maria Aparecida Inojosa, Michelle Tavares dos Santos, Sérgio do Rêgo Barros, Vanildo Souza de Oliveira e Aníbal Galindo França.

Em nome de todos os ex-conselheiros homenageados, o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco (CEPE), Alexandre Santos, fez um discurso onde destacou a importância da Engenharia para a sociedade. “Estamos recebendo esse certificado, que é uma determinação legal, por Serviços Prestados a Nação. E isso representa muito. Nós, conselheiros, é que fazemos o Conselho. É um trabalho de todos. Nesse momento, eu abro o peito para dizer que esse diploma deve ser para todos os que fazem a Engenharia de Pernambuco. Por isso, digo com muito orgulho: Viva a Engenharia”, afirmou emocionado.

Em seguida, o presidente José Mário entregou aos membros da diretoria de 2014 o Certificado de Função, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e pela parceria na direção do Conselho pernambucano. Dessa maneira foram homenageados os conselheiros Norman Costa, Célio Neiva, Rosely Ângela, Sylvio Romero e Paulo Fantini. Para falar em nome de todos os diretores do exercício 2014, Célio Neiva foi o escolhido.

celio_facebookEle destacou a gratidão de ter participado da diretoria. “O Crea é a nossa casa. Estamos todos muito gratos por ter a oportunidade de ter trabalhado por um Crea mais forte e atuante para a sociedade. Desejo também boa sorte para o novo presidente, Evandro Alencar. Estamos dispostos a ajudar em tudo para o fortalecimento do Crea”, finalizou o 2° diretor financeiro.

 

Medalha do Mérito Pelópidas Silveira

Uma iniciativa para estimular inovações tecnológicas nas profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea, Crea-PE criou a Medalha do Mérito Tecnológico Pelópidas Silveira. A premiação foi instituída pelo Ato Normativo n°050, de 12 de novembro de 2012, com o objetivo de enaltecer os profissionais que tiveram desempenho relevante em ações tecnológicas de grande impacto social. Depois de homenagear os engenheiros civis Adalberto Cavalcanti Coelho e Jaime Gusmão de Azevedo Filho, em 2012, e o também engenheiro civil Mário de Oliveira Antonino, no ano passado, o Crea-PE contemplou os engenheiros civis Joaquim Correia Xavier de Andrade Filho e José do Patrocínio Figueirôa.

Os dois profissionais receberam a comenda das mãos do conselheiro Maurício Pina. Joaquim, por suas contribuições que deu a Engenharia Civil do Nordeste, seja no meio acadêmico pelos 45 anos em que lecionou, seja na vida profissional, como engenheiro de referência, sobretudo, no ramo de tecnologia do concreto. Já José do Patrocínio foi contemplado por sua extraordinária carreira profissional na Engenharia Civil, especialmente na área de cálculo estrutural. Patrocínio é reconhecido nacionalmente por notáveis trabalhos que orgulham a Engenharia pernambucana e têm sido objeto de reconhecimento nacional, a exemplo do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2014, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece e pela Gerdau), em sua décima segunda edição.

pina2

Bastante emocionado, Maurício Pina fez um discurso sobre os dois homenageados. Na sua fala, ele destacou as qualidades que fazem dos dois profissionais modelos de excelência e referência para todos. “Eles reúnem características que os fazem ser muito mais que excelentes profissionais. São referências para nós. Éticos, com caráter e comprometidos com o trabalho”, destacou Pina. Também emocionado pela homenagem, Joaquim agradeceu muito a homenagem. “Depois de ouvir tantas coisas boas faladas sobre mim, fico sem muitas palavras para agradecer. Eu ainda fico pensando: será que mereço isso mesmo? Fico realmente emocionado. Agradeço mais ainda pela Medalha ser chamada de Pelópidas Silveira, uma grande referência para a Engenharia nacional. Muito obrigado a todos”, finalizou o professor.

medalhameritoJosé do Patrocínio fez questão de dividir o prêmio com todas as pessoas que ajudaram na construção da sua carreira. “É uma imensa alegria e satisfação estar aqui. Ao receber a Medalha, eu dedico aos meus mestres do passado, que contribuíram para a minha formação e me ensinaram tudo, dedico também a minha empresa. Eu tenho a plena convicção de que ninguém faz nada sozinho, estamos sempre em sintonia. E também com a minha família, que me serve de base”, afirmou. Para finalizar, José do Patrocínio dividiu o prêmio com a Engenharia de Pernambuco, “que é a grande responsável por tudo isso”. Em seguida, Mário Antonino tomou a palavra e destacou a parceria e a genialidade dos amigos homenageados.

evandro_alencar

 

Após a entrega da Medalha do Mérito Pelópidas da Silveira, José Mário franqueou a palavra ao presidente eleito, engenheiro civil Evandro Alencar. “Ainda não é meu discurso de posse, mas preciso dizer que estou muito feliz de estar aqui nesta noite de tantas homenagens. Fui aluno de José Mário e de Mário Antonino. Assim como outros profissionais que foram homenageados hoje, vim do Interior estudar. É com muita alegria que estarei conduzindo o Crea-PE nos próximos anos. E digo a todos que o Crea-PE estará de portas abertas para quem quiser ajudar para o fortalecimento do Conselho. Muito obrigado a todos”, finalizou Evandro, que tomará posse administrativa na próxima quarta-feira (17), a partir das 19h.

Para fechar a noite, José Mário se dirigiu ao púlpito para fazer sua despedida da presidência do Conselho. “Nossas atividades nos dão razão de sobra para sentir orgulho, sabemos o quanto é importante, transformador e desafiador o nosso trabalho. Sabemos que 70% do PIB Nacional passam por nossas cabeças e nossas mãos. Talvez a Mãe Terra já tivesse exaurida de seus recursos naturais, se não fosse à presença dos engenheiros”, lembrou José Mário, em reverência ao Dia do Engenheiro, comemorado nacionalmente nesta quinta-feira (11).

josemarioAinda no seu pronunciamento, ele chamou atenção para lembrar os benefícios que sua gestão deixou para o Crea-PE. “Estamos concluindo a nossa gestão e, portanto, cabe aqui prestar contas de algumas ações julgadas importantes para serem apresentadas. Destacamos a melhoria das condições de atendimento aos profissionais através da abertura das Inspetorias: Palmares, Cabo, Olinda, Goiana, Carpina e os Escritórios de Jaboatão e Boa Viagem”, destacou. Ele ainda falou sobre a informatização da instituição, melhoria logística da fiscalização, implantação da ART Eletrônica, reforma da sede do Conselho e o aumento no número de fiscalizações.

José Mário ainda agradeceu aos arquitetos e urbanistas, que deixaram o Sistema profissional em 2010, mas que contribuíram de maneira eficiente para o desenvolvimento do Crea-PE, com discussões, debates e idéias. “Faço este registro com satisfação pelo fato de que no meu primeiro mandato tínhamos a participação desses profissionais no pleno do Conselho”, agradeceu Cavalcanti.

Por fim, José Mário desejou um “profícuo e exitoso” mandato ao presidente eleito, Evandro Alencar e desejou votos de felicidades a todos os presentes.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

Pular para o conteúdo