Crea-PE

IBEC inscreve para curso de Orçamento de Obras e Cálculo do BDI

O Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), realiza, na sexta-feira (01/12), das 17h às 22h e sábado (02/12), das 9h às 17h, no sede da JBR Engenharia, na Rua Gonçalves Dias, 131, em Campo Grande, no Recife, o curso de Orçamento de Obras e Cálculo do BDI. Os profissionais registrados no CREA-PE e, em dia com suas anuidades terão desconto de 20%, no valor total do investimento.

De acordo os organizadores do curso, BDI é uma taxa que se adiciona ao custo de uma obra para cobrir as despesas indiretas que tem o construtor, mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação, eventuais despesas de comercialização, o lucro do empreendedor e o seu resultado é fruto de uma operação matemática baseados em dados objetivos envolvidos em cada obra. O BDI adotado pela Administração para o cálculo do “orçamento estimado” previsto nos artigos 6º, 7º e 48º da Lei nº 8666/93 deve ser considerado apenas como um parâmetro de avaliação para a obtenção do valor de referência para julgamento da licitação por parte da Comissão Julgadora da licitação.

A iniciativa tem por objetivo apresentar todos os passos para a elaboração do preço de venda de serviços de Engenharia, Arquitetura e afins. Para qualquer tipo de construção (edificações, estradas, saneamento, indústrias, entre outras)e serviços de Engenharia (projeto, gerenciamento, entre outros), bem como, definir a metodologia de cálculo de todos os itens de custos do orçamento.

Na grade curricular do curso estão contempladas: Formação de preços; Custos diretos e indiretos; Fluxograma do orçamento da obra; Levantamento e preparação da planilha de serviços; Elaboração das composições analíticas de custo; Pesquisa de mercado de preços básicos, mão de obra, materiais; Estudo dos encargos sociais trabalhistas; Análise de propostas de serviços de terceiros; Custo horário de utilização de equipamentos e de transporte; Cálculo do BDI – metodologia aplicada aos benefícios e despesas indiretas; Elaboração do cronograma físico-financeiro e do fluxo de caixa; Montagem final do orçamento.

O curso, com carga horária de 12h, terá como Instrutor: Prof. Robson Faustino. Graduado em Engenharia de produção pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Atua 25 anos em diversos segmentos da Engenharia Civil, Saneamento e Elétrica. 15 anos atuando na elaboração de orçamento de planejamento em epresas como SABESP, projeto de drenagem profunda e heliponto das Construções Camargo Correa, subestação de Cuiabá – Consórcio Cobra e isolux espanhola, 1.700 unidades habitacionais – CEF, Lumen Construtora. MBA em Gestão e Engenharia de Custos, hoje atuando como professor em diversas filiais do IBEC Brasil, Ministrou vários cursos de capacitação de Obras e apropriação de custos. Diretor estadual do IBEC MT.

Nota: O curso não confere atribuição ou apostilamento perante o Conselho de classe profissional. A divulgação e apoio do CREA-PE não pressupõem aprovação do seu conteúdo. O CREA-PE não se responsabiliza por quaisquer ocorrências de natureza contratual, sendo a adesão de inteira responsabilidade do profissional.

Pular para o conteúdo