Crea-PE

Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais do CREA-PE, compreendendo suas funções, competências, relação de autoridades (quem é quem), agenda de autoridades, estrutura organizacional e horários de atendimento.

Sistema CONFEA/CREA

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) é uma autarquia pública federal instituída pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933.Atualmente, é regido pela Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, tem sede em Brasília, e possui cerca de um milhão de profissionais registrados em seu Sistema de Informações (SIC).

 

Sua missão é atuar eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas, técnicos e tecnólogos, sempre orientado para a defesa da cidadania e a promoção do desenvolvimento sustentável.

 

O Conselho Federal tem, ainda, como valores a integridade, a ética, a excelência e a transparência

 

Em Pernambuco, o Conselho Regional teve a sua história iniciada em 07 de julho de 1934 sob a sigla Crea 2ª Região, cumprindo a Resolução Confea n° 2, de 23 de abril de 1934 que o instituiu, abrangendo os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, com sede na cidade do Recife. Em 22 de maio de 1953, a Resolução Confea nº 87 retira da 2ª Região o Estado do Ceará e incorpora o Estado de Alagoas e o arquipélago de Fernando de Noronha.

 

Após funcionar em três endereços, no ano de 1982, o Crea-PE foi transferido para a sede própria da autarquia federal, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, 2978, no bairro do Espinheiro, no Recife.

 

Na sua história o Conselho passou por muitas mudanças e investiu em ações que fizeram a diferença. Um dos exemplos é a Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) que passou a ser copiada por regionais do Sistema em outros estados. Mesmo após 10 anos de idealizada e colocada em prática, continua atual tendo como foco principal o trabalho realizado em conjunto com diversos órgãos, sob a coordenação do Crea-PE. O objetivo é salvaguardar a segurança dos cidadãos pernambucanos, principalmente, quando da realização de eventos de grande porte onde haja a concentração de muitas pessoas. Como exemplo, destaque para o Carnaval e o São João pernambucanos.

 

Em atividade há 87 anos, a autarquia federal, que cumpre a tarefa de fiscalizar o exercício ético e legal das profissões da Engenharias, Agronomia e das Geociências, busca a segurança da sociedade, defendendo a presença de profissionais e empresas habilitadas nas obras e serviços da área tecnológica.

 

O engenheiro civil Adriano Lucena é o atual presidente do Crea-PE para o mandato 2021/2023, sendo o 18º gestor do Conselho onde estão inscritos mais de 41.300 profissionais das áreas tecnológicas.

 

Além da sede no Recife, o Crea-PE conta com 17 inspetorias regionais instaladas nas cidades de Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Paulista, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe e Serra Talhada.

 

Regimento CONFEA/CREA

Estrutura Organizacional

Agenda de Autoridades
Pular para o conteúdo