José Mário integra delegação do Confea e participa da Intergeo em Berlim

DSCN0591O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), José Mário Cavalcanti integrou, como representante do Colégio de Presidentes, a delegação de representantes do Sistema Confea/Crea que participou, de 07 a 09 de outubro, da Intergeo 2014 – Conferência e Feira de Geoinformação, Geodésica e Gestão Territorial, em Berlim, na Alemanha. Na ocasião, a delegação do Confea reuniu-se com representantes da International Federation of Surveyors (FIG), que têm interesse em realizar a edição de seu congresso anual em 2020, no Brasil. A FIG é uma organização não governamental (ONG), fundada em 1978, que atua em prol de todos os campos da agrimensura, contribuindo para a discussão de temas relacionados em nível internacional e também para o desenvolvimento da profissão e do exercício profissional em todo o mundo.

Para o presidente José Mário Cavalcanti, “a participação no evento teve uma importância extraordinária pelo fato de poder20141008_145056 estabelecer, junto com o grupo, contatos com entidades internacionais objetivando a aproximação, o estudo e o intercambio de informações numa área, mesmo que específica dos engenheiros agrimensores, cartógraficos, geográfos e demais profissões vinculadas às ciências topográficas e geodésicas, que tem vinculação direta com a Engenharia Civil, a Arquitetura e o Urbanismo”, disse o presidente pernambucano acrescentando que “nesse aspecto, quanto mais avançados são os instrumentos e os procedimentos de medidas e de levantamentos nessas áreas, estarão mais seguros os engenheiros e arquitetos sobre a exata locação e posicionamento de suas obras”, garantiu.

DSCN0592

A delegação visitou diversos estandes da feira e interagiu com vários expositores sobre novas tecnologias empregadas pelos profissionais da área. Os representantes conheceram equipamentos de última geração ainda não disponíveis no Brasil e que facilitam o exercício profissional da agrimensura cotidianamente, bem como as práticas fiscalizatórias pelos profissionais da área. Sobre o que viu, José Mário destacou o avanço dos instrumentos e dos procedimentos tecnológicos nas áreas de Geodésia, Georeferênciamento, agrimensura e de topografia “muito à frente da nossa prática atual. Assim, torna-se imprescindível o estreitamento e o intercambio de informações e conhecimento com as organizações estrangeiras”, defendeu.

A delegação do Confea estabeleceu ainda contatos com a Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt, com intuito de 20141008_161140empreender um relacionamento institucional com universidades brasileiras, para fins de intercâmbios estudantis com duração de duas semanas durante o verão europeu. Os contatos serão formalizados na volta ao Brasil para validar algum tipo de acordo nesse sentido.

Da Intergeo, que é realizada anualmente, participaram também, integrando a delegação do Confea, o conselheiro federal, engenheiro civil Marcos Motta; o representante do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro agrimensor Alessandro José Macedo Machado; o representante da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia e Agrimensura (CCEAGRI), engenheiro agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho; e a funcionária da Gerência de Relações Institucionais (GRI), Mônica Lannes Ribeiro.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE