Crea-PE

Licitação de obra da ferrovia Transnordestina é pauta da reunião do CTP

Encontro aconteceu nesta segunda (03) no formato online

A licitação lançada na sexta-feira (01) pelo Governo Federal para a retomada das obras do trecho da ferrovia Transnordestina entre Custódia e Arcoverde foi a pauta principal da 8ª Reunião do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do Crea-PE, nesta segunda (03). O encontro, no formato online, abordou os problemas técnicos e os encaminhamentos pelo Conselho para que sejam feitas correções para viabilizar o projeto.

O presidente do Crea-PE, Adriano Lucena, afirmou que o Conselho está realizando gestões junto à Infra S.A., órgão do Governo Federal responsável pelo projeto da ferrovia. “O desafio é grande. Estamos buscando dialogar com a Infra em Brasília e precisamos pensar estratégias para realizar um encontro com o órgão e encontrar soluções que tornem o projeto viável”, ressaltou Adriano Lucena.

Os engenheiros civis Maurício Pina e Fernando Jordão apontaram os principais problemas do projeto. Segundo eles, há erros graves no projeto, que impactam na viabilidade econômica e operacional da ferrovia em Pernambuco, ligando Salgueiro a Suape, que totaliza 544 quilômetros. Pina e Jordão criticaram a escolha da bitola, o afastamento do traçado dos centros de produção que podem gerar carga e o uso de locomotiva auxiliar que reduzem a competitividade da ferrovia. “É preocupante a falta de priorização na ligação entre Salgueiro e Suape”, alertou Pina.

A reunião também tratou do projeto do Memorial da Engenharia, da realização do seminário sobre a BR-232 e da Carta de Serra Talhada, como resultado do seminário “Desenvolvimento do Semiárido Pernambucano – Áreas Estratégicas”, realizado pelo CTP no município em outubro. Também foram abordados o Prêmio Inove e a situação crítica de degradação do Metrorec. 

Pular para o conteúdo