O Crea Orienta esclarece dúvidas sobre Registro Profissional

O Projeto Crea Orienta da quinta-feira (17.09), realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) às 17h, transmitido por live no perfil do Conselho no Instagram (@creapernambuco), trouxe como tema “Registro/visto de profissional e empresa: o que você precisa saber?”

A agenda teve o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar como mediador e o colaborador do Conselho, Assistente Técnico Thiago Gomes, como palestrante. O objetivo foi o de esclarecer dúvidas quanto aos processos que tramitam no Conselho, a exemplo do que é necessário para os registros profissionais e de empresas, registros de cursos realizados no exterior, diferenças entre registros provisórios e definitivos entre muitas outras questões. A pauta, gerou inúmeras perguntas, numa interatividade que mobilizou dezenas de profissionais, empresários e estudantes das áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências.

O palestrante esclareceu que uma grande mudança, na relação vital entre cliente e atendente, se deu em 2015, no início da atual gestão e teve como peça principal a implantação do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas (Sitac). “Com a modernização do seu parque tecnológico, o Crea-PE dinamizou a tramitação dos processos que passaram a ser feitos on line, a melhoria do atendimento presencial, considerando que o número de pessoas nas instalações do Conselho diminuiu substancialmente e todos os procedimentos passaram a ser feitos com maior rapidez e conforto sem a necessidade de deslocamentos. Tudo isso somada a melhoria da logística necessária ao funcionamento do plenário e das câmaras especializadas”, destacou.

Perguntas sobre como se registrar pelo Sitac tanto no caso de profissionais e empresa, documentação necessária para a tramitação do processo, diferenças básicas entre registro provisório e definitivo – que é basicamente a condição de já ter recebido o diploma, foram esclarecidas. Com relação aos vistos profissionais, o presidente informou que está sendo discutido nas reuniões Nacionais do Colégio de Presidentes, a extinção da exigência já que a numeração deixou de ser individual em cada Crea passando a ser nacional.

Quanto à validação de cursos feitos no exterior foi explicada que, em virtude de termo de cooperação entre Brasil e Portugal, nada precisa ser feito. Mas, no caso de formação em outros países é necessário que toda a documentação seja traduzida por tradutor juramentado no órgão competente que, no nosso caso, é a Universidade Federal de Pernambuco e revalidada pela autoridade consular correspondente ao país de origem.

Títulos e atribuições profissionais, razão social e a relação com o quadro societário também foram esclarecidas, entre outras dúvidas. O engenheiro Marcos Lima, acompanhando a live, publicou no chat : “Parabéns pela iniciativa, Crea-PE”. José Carlos Alves Júnior, elogiou a qualidade das informações: “Boas dicas!” O conteúdo, gravado, está disponível no perfil do instagram, pelo link: https://www.instagram.com/p/CFQHr48nywo/

O Terça Orienta é transmitido quinzenalmente, as quintas-feiras, a partir das 17h e tem por objetivo esclarecer dúvidas relativas aos processos e serviços do Conselho.