O Fórum Nordeste sobre condições e Meio Ambiente do Trabalho acontece na Paraíba

O Fórum Nordeste Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, acontece na próxima segunda e terça-feira (5 e 6.10), em João Pessoa, na Paraíba, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau. O encontro, que esta com inscrições abertas no site eventos.crpe@fundacentro.gov.br ou pelos telefones (81) 3427.4566 // 3427.4775 //3241.3802, serve de evento regional preparatório para o VII Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente na Indústria da Construção que acontecerá, de 12 a 15 de abril, em Brasília (DF).

c_20150915171001Em sua VII edição,  o Congresso Nacional, coordenado pela Fundacentro, será realizado em abril de 2016, e abordará  temas desafiadores tendo como tema central as Inovações Tecnológicas na Indústria da Construção: Construindo Novos Rumos em Segurança e Saúde no Trabalho.

Ao todo, serão 7 temas oficiais incluindo Inovação em SST; proteções coletivas na indústria da construção; sistema de bloqueio de máquinas e equipamentos; fatores de risco e causas de acidente de trabalho na indústria da construção; cenário atual em SST; instalações elétricas na indústria da construção e doenças psicossociais.

O envio de trabalhos deverá ocorrer até o dia 30 de novembro de 2015, para o e-mail: cmatic@fundacentro.gov.br, conforme o Regulamento para Apresentação de Trabalhos.

Os Fóruns Preparatórios

Os Fóruns Preparatórios, ou mini-eventos são realizados nas cinco regiões do País, com o objetivo de traçar um diagnóstico sobre a indústria da construção, suas diferenças, limitações e planos de ação a serem consolidados durante a realização do Congresso.

O primeiro Fórum foi realizado na Região Sudeste em São Paulo, no dia 28 de julho. O segundo, na Região Sul (Curitiba, nos dias 18 e 19 de agosto); o terceiro Fórum será  na Região Norte (Manaus, nos dias 11 e 12 de novembro); o quarto Fórum na Região Centro-Oeste, em Cuiabá nos dias 2 e 3 de dezembro e o quinto na região Nordeste (João Pessoa, nos dias 05 e 06 de outubro de 2015 ).

Contexto da indústria da construção

A indústria da construção é um dos setores determinantes para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira. Atualmente, a economia mundial faz da competitividade uma das variáveis que estão determinando o êxito ou o fracasso das empresas, tendo na responsabilidade social dos empresários, na utilização de tecnologias avançadas, na qualidade das informações e, principalmente, na valorização das potencialidades humanas, ferramentas imprescindíveis para implementação de estratégias visando o gerenciamento de negócios.

A falta de um gerenciamento eficaz no controle dos riscos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e de uma cultura prevencionista continua sendo algumas das principais causas de mortes, mutilações e adoecimentos de trabalhadores no ambiente da construção.

Nesse contexto, o binômio segurança e saúde no trabalho passa a existir como um indicador fundamental para a qualidade e produtividade no setor da construção.

Diante deste cenário, o Comitê Permanente Nacional (CPN) sobre Condições e Meio ambiente do Trabalho na Indústria da Construção recomendou ao Ministério do Trabalho e Emprego a realização do VII CMATIC – Congresso Nacional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria na Construção e de fóruns preparatórios nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.

Sensível às demandas requeridas, o Ministério do Trabalho e Emprego mobilizou a Fundacentro, a Secretaria de Inspeção do Trabalho, as representações dos trabalhadores e empresários do setor e outras entidades da sociedade civil organizada para se engajarem na realização deste evento.

Congresso Tripartite

Sendo a instância colegiada tripartite paritária que tem como atribuição implementar estratégias voltadas para a melhoria das condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção, o Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (CPN) é formado por entidades representativas do governo, empresários e trabalhadores, destacando-se a participação da Fundacentro,DSST/SIT, CNI, CBIC, Sinicon, Seconci/MG, Seconci/RJ, Contricom, NCST, CUT, UGT, CTB, Força Sindical.

Congressos anteriores

No subsite do Programa de Engenharia de Segurança na Indústria da Construção (PROESIC), Programa coordenado pela Fundacentro, encontram-se disponíveis informações sobre a realização dos Congressos anteriores.

Fonte: site da Fundacentro