Crea-PE

Parabéns do Crea-PE aos Tecnólogos pernambucanos

O Tecnólogo é um profissional de nível superior que tem como característica o foco nas habilidades e competências requeridas pelo mercado e no saber fazer, pensar e inovar, conquistando cada vez mais espaço no mundo empresarial.

O Tecnólogo tem se destacado neste novo cenário mundial que exige profissionais capazes de desenvolver a competitividade, o aumento da produtividade e da qualidade e que saibam se adequar às transformações da economia, da política e da tecnologia.

É o profissional que coloca a ciência e a tecnologia a serviço da sociedade, sendo assim, para homenagear este profissional, foi criado o Dia do Tecnólogo, a ser comemorado em 24 de novembro.

Em muitos países os tecnologistas são sinônimos quando referenciados a cientistas ou a engenheiros. Em outros, porém, existe distinção estabelecida através de leis e apenas pessoas que tenham sido graduadas e/ou tenham trabalhado neste campo podem receber este título.

No Brasil, o tecnólogo é o profissional, de nível superior formado em um curso superior de tecnologia, uma modalidade de graduação que visa formar profissionais para atender campos específicos do mercado de trabalho.

O curso de tecnologia é de mesmo nível dos demais cursos superiores, mas, com foco acadêmico específico. Seu formato, portanto, pode ser mais compacto, com duração, em alguns casos, menor que a dos cursos de graduação tradicionais.

Por ser um profissional de nível superior, os tecnólogos podem dar continuidade a seus estudos cursando a pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (Especialização). Além disso, podem se candidatar a cargos públicos e privados em que a exigência seja ter o nível superior completo.

 

Pular para o conteúdo