Pautas Crea-PE: Prestação de contas da Missão Intergeo e cadastro de cursos

Crea 1Na tarde desta segunda-feira (27), primeiro dia de reuniões do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua que se reúne até a quarta-feira (29), no Dorisol Hotel, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e anfitrião do evento, José Mario Cavalcanti apresentou, o Relatório da Missão do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), da qual fez parte como representante do Colégio de Presidentes do Sistema (CP), entre os dias 07 e 09 de outubro, em Berlim, na Alemanha, do Intergeo 2014 – Conferência e Feira de Geoinformação, Geodésica, e Gestão Territorial.

Aproveitando a oportunidade, José Mário Cavalcanti agradeceu a sua indicação para compor a missão. Com relação à feira, disse que as inovações na área são muito grandes, o que o fez constatar que o Brasil está muito aquém de outros países, no quesito. Lembrando a importância dos equipamentos que garantem precisão para a realização dos trabalhos concernentes às áreas. Os Drones foram bastante elogiados pelo presidente pernambucano, que explicou que os equipamentos são capazes de fazer uma varredura de uma determinada área e logo após transforma a imagem em uma planta com todos os detalhes necessários para o trabalho de projeto. Pequenos helicópteros também chamaram a atenção do visitante da feira tecnológica.

Crea 3José Mário falou ainda da participação de grandes empresas internacionais no evento que, segundo informou, teve como momento mais importante o contato dos integrantes da Missão com representantes da International Federation of Surveyors (FIG). o presidente disse ainda que, os frutos desse encontro já começam a aparecer por meio de um convênio que deverá ser firmado entre a FIG e o Confea com o objetivo de promover discussões que garantam a troca de conhecimento e de informações que possibilitem uma maior inserção do País no mercado em nível internacional. Outro resultado do encontro foi o contato da FIG com o Confea, manifestando interesse em realizar a edição do seu congresso anual em 2020, no Brasil.

Cadastro de Cursos

Outro assunto pautado pelo CREA-PE na reunião do CP foi sobre o cadastro das instituições de ensino que é determinado no anexo III da Resolução 1.010/2005. A discussão foi aberta em virtude do grande número de cursos que estão sendo criados sem condições físicas e legais de funcionamento. Muitos dos quais fazem suas propagandas incluindo no seu corpo docente, nomes de professores que jamais compuseram os seus quadros.

Toda a questão gira em torno da licença de funcionamento concedida que, só três anos após tem nova reavaliação. Nesse interim, o curso pode ser registrado nos Creas sem que haja um acompanhamento pelo Conselho da possibilidade de continuidade de funcionamento do curso.

Após o debate de ideias os membros do CP decidiram por redigir um documento onde conste a sugestão de que sejam mantidos contatos diretos entre o Confea e o MEC, para tratar das questões que envolvem os dois órgãos federais.

Dilma Moura

ASC do Crea-PE