Pernambuco instala Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Tecnologia

Foi instalada na manhã desta sexta-feira (15), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), no auditório senador Sérgio Guerra, do edifício Governador Miguel Arraes de Alencar, na Rua da União, 439, Boa Vista, a Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Tecnologia. De acordo com o coordenador da Frente, deputado Eduíno Brito (PP), o objetivo principal do grupo é chamar atenção da sociedade para a importância das categorias profissionais. “Não há relatos de outros países que cresceram e chegaram a excelência do serviço público ou privado, a não ser por meio da tecnologia”, pontuou.  “Não podemos mais perder profissionais da área. É preciso que haja uma valorização e que estudantes do Ensino Médio desejem ser engenheiros e profissionais de tecnologia”, destacou o deputado, depois de fazer a leitura de uma matéria veiculada em jornal da cidade, trazendo pontos que destacam a importância da área tecnológica para o desenvolvimento dos diversos segmentos.

Criar projetos que possam trazer benefício aos profissionais das três áreas e fazer com que sejam cumpridas leis já existentes também são finalidades que serão discutidas pelo grupo no decorrer das próximas reuniões. “Vamos trabalhar junto às instituições representativas do segmento. Pretendemos fazer o mais breve possível uma visita ao Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e firmar, a partir de agora, uma parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE)”, declarou o parlamentar.

Brito lembrou ainda, da alteração da Lei nº 8.666/93, que já saiu do Senado e está no Congresso. “A aprovação das alterações propostas será importantíssima e representará um marco das obras públicas no Brasil. A lei garantirá que as obras tenham projeto completo, seguradoras que garantirão a continuidade da obra, assim como, à criação de uma conta da obra onde deverá ser depositado um percentual do valor global do investimento. Com isso, acreditamos que empresas idôneas terão mais interesse em realizar obras públicas”, esclareceu o coordenador da Frente.

O presidente em exercício do CREA-PE, Waldir Duarte Costa Filho, compôs a mesa dos trabalhos e falou sobre a importância da criação da Frente para a instituição. “Será um canal para que as nossas demandas cheguem e se concretizem. Acredito que a iniciativa trará benefícios para toda a sociedade e para a Engenharia como um todo”, afirmou, acrescentando que já há alguns assuntos para serem tratados pelo grupo, a exemplo da lei de manutenção predial, o cumprimento da lei que determina o pagamento do Salário Mínimo Profissional, a alteração da Lei nº 11.427/1997, que dispõe sobre a conservação e a proteção das águas subterrâneas no Estado de Pernambuco, entre outros.

Ainda na sua fala, o presidente Waldir Duarte Costa Filho, convidou os integrantes da Frente Parlamentar e demais profissionais presentes a participar, no dia 26 deste mês, no auditório do CREA-PE, de discussão sobre a PLS 280/2007, que propõe a abertura da atividade de fiscalização para órgãos privados. Para Costa Filho, a aprovação do dispositivo, representa o fim dos conselhos profissionais, a quem cabe, por lei,  a atividade de fiscalização das profissões.

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT-AL), líder da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional da Câmara dos Deputados, também esteve presente à reunião e falou da satisfação em poder contar com essa ação estadual, que para ele representa “um avanço para a soberania do País”. “É muito importante que exista a Frente federal, que congrega senadores e deputados, mas cada unidade da federação tem uma especificidade e, tenho certeza, de que esse novo grupo irá somar conosco na tomada de decisões”, expôs Lessa.

Na oportunidade, estiveram no auditório da ALEPE profissionais, representantes de entidades de classe, de órgãos públicos e lideranças sindicais.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo deputado federal, Ronaldo Lessa, presidente em exercício do CREA-PE, Waldir Duarte Costa Filho, deputados estaduais Eduíno Brito, Rogério Leão, José Humberto, pelo presidente do Itep, Antônio Vaz, pelo  assessor Parlamentar do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), José Demetrius Vieira e, pelogerente de Engenharia e Projetos da AD/Diper Ednando Dantas.

A primeira ação marcada para acontecer na agenda do grupo será uma audiência pública, no dia 29 deste mês. Também compõem a Frente Parlamentar  os deputados João Eudes (PDT), José Humberto Cavalcanti (PTB), Laura Gomes (PSB) e Rogério Leão (PR).