Crea-PE

Plano Diretor: discussão ampla de interesse do cidadão no Terça no Crea de hoje, às 19h

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, acompanhado do chefe de Gabinete Joadson de Souza Santos e da gerente de Políticas Institucionais (GPI), Marcella Guimarães recebeu na manhã dessa segunda-feira (26), no gabinete da Presidência, os três debatedores do Terça no Crea de hoje. O professor da UFPE, doutor em Transportes e consultor Oswaldo Lima Neto, Maurício Pina, professor da UFPE, gestor público, consultor e membro titular das Academias Nacional e Pernambucana de Engenharia e o engenheiro Urbanista, planejador, consultor e especialista em Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho. Além destes, participarão como expositores o secretário de Desenvolvimento do Novo Plano Diretor do Recife, Antônio Alexandre e o presidente do Instituto Pelópidas da Silveira, João Domingos Azevedo.

No encontro, a presença de Cleide, repórter do Jornal do Commércio que fez a apuração das discussões acerca do tema que será tratado pelos especialistas: O Plano Diretor do Recife e a Mobilidade Urbana. A exemplo do que ocorre nas demais edições do projeto, o evento será a partir das 19h, no auditório do Conselho. Na reunião, os palestrantes fizeram considerações pertinentes ao tema que deverão ser melhor exploradas hoje à noite, na oportunidade da fala de cada um dos participantes. Para Osvaldo Lima Neto, as mudanças necessárias são prioritariamente de responsabilidade do prefeito fazer cumprir, no entanto, é necessário que o gestor municipal tenha vontade política para implantar mudanças que irão impactar na vida da população e, que, não agradarão a todos, resultando em desgaste político. “Não nos falta dinheiro, o nosso problema é o mau uso dele. Ao contrário do que deveria ter acontecido, não aproveitamos os investimentos da Copa para melhorar a prestação dos serviços de transporte urbano e, agora, estamos prestes a parar o funcionamento do metrô, mantendo os serviços apenas nos horários de pico”, disse o especialista acrescentando que “Não podemos tratar de uma questão tão complexa como o transporte que inclui pedestres, bicicletas, transporte público e carros, sem ouvir a opinião dos envolvidos. Só assim faremos algo que atenderá, de fato, a necessidade de todos”.

Profundamente envolvido num trabalho voltado aos dispositivos legais sobre o novo Plano Diretor que envolve diversos atores, o especialista Cláudio Marinho, disse ter participado da construção de lei específica e fez um breve relato de todos os pontos que estão contemplados no documento que, segundo Marinho foi muito bem pensado e estudado para atender às demandas que envolvem a questão.

O presidente Evandro Alencar, disse, no entanto, que também não acredita que falta dinheiro, no entanto, pensa que a solução dos problemas deve ser cuidada de forma ampla, como por exemplo, o investimento em transporte urbano de qualidade e outras inúmeras medidas mitigadoras para que haja a mudança que entre outras, está diretamente ligada aos hábitos culturais.

Para Maurício Pina, o Plano de Mobilidade deve ser metropolitano e não estritamente municipal (isso é ainda mais forte na Região Metropolitana do Recife, onde a capital só possui cerca de 40% da população metropolitana). Também ressalta a importância do Plano indicar ações de médio e longo prazo, indo além do tempo de uma gestão. Podemos dar como exemplo a implantação de um sistema sobre trilhos que requer um longo tempo de maturação. Apesar de ter muitos méritos, a Lei Nacional de Mobilidade Urbana ainda apresenta falhas, mesmo tendo tramitado por 17 anos no Congresso Nacional e, segundo Maurício, o financiamento para o setor precisa ser constante.

Em virtude da relevância do tema do Terça do Crea de hoje (27), mais uma vez o convite é aberto aos interessados e não há custo de participação.

Pular para o conteúdo