Plenária Solene encerra calendário de reuniões 2018

Na noite de ontem (12.12), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau, aconteceu a Plenária Solene de número 1.856, marcando o fim do calendário de atividades de 2018 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). Para presidir a sessão e compondo a mesa diretiva da solenidade, tivemos a presença do presidente e engenheiro civil Evandro de Alencar, acompanhado do 1° vice-presidente Fernando Lapenda, do 2° vice-presidente Roberto Muniz, do 1° diretor administrativo André Lopes, do 2° diretor administrativo Edmundo Joaquim de Andrade, da 1° diretora financeira Liliane Maranhão e do diretor geral da Mútua-PE, Adriano Lucena. Também contamos com a participação dos Conselheiros Federais eleitos, o geólogo Waldir Duarte Costa Filho e o engenheiro mecânico Ernando Alves de Carvalho Filho.

Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente do Conselho declarou aberta a Sessão Plenária, dando início às homenagens da noite. A primeira a ser anunciada foi a entrega do Diploma de Mérito aos alunos laureados, relacionados ao Sistema Confea/Crea, dos cursos das Engenharias (técnicos e graduados) e Agronomia. Na modalidade civil, os diplomas foram entregues pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, o Conselheiro Jorge Wanderley Souto Ferreira. Na modalidade mecânica, química e produção, tivemos a participação do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, o Conselheiro Ivaldo Xavier da Silva. Nos cursos do grupo Agronomia, os diplomas foram entregues pelo coordenador adjunto da Câmara Especializada de Agronomia, o Conselheiro Burguivol Alves. Para o curso de engenharia florestal foi convidado o coordenador adjunto da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, o Conselheiro Everson Batista de Oliveira e para os cursos de engenharia elétrica, o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, o conselheiro Roberto Luiz de Carvalho Freire. Já para os laureados do curso Técnico em Segurança do Trabalho, o convidado foi o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho, o Conselheiro Luiz Antônio de Melo.

No segundo momento, foram entregues Certificado de Função à Laisa Mirelle Barreto de Morais e Breno Moraes Lôbo Alves da Silva, ambos Coordenadores Estudantis do Programa Crea-Jr/PE, no exercício de suas funções do ano de 2018. O Certificado de Função também foi entregue ao inspetor e engenheiro mecânico Ernando Alves de Carvalho Filho, por sua atuação junto a Inspetoria Regional de Salgueiro, exercendo funções como inspetor secretário, inspetor tesoureiro e inspetor Coordenador.

Os Conselheiros que atuaram como diretores no exercício de 2018, também foram contemplados com Certificados de Função. Foram eles: engenheiro civil e segurança do trabalho Fernando Lapenda (1° vice-presidente), engenheiro civil Roberto Muniz (2° vice-presidente), engenheiro eletricista André Carlos Bandeira Lopes (1° diretor administrativo) e engenheiro civil Edmundo Joaquim de Andrade (2° diretor administrativo).

Na ocasião, a mesa diretiva entregou Certificado de Serviços Relevantes Prestados à Nação para os profissionais que atuaram como Conselheiros do Conselho no triênio 2015/2017.

As últimas homenagens da noite foram a entrega da Medalha do Mérito Tecnológico “Pelópidas Silveira”, que homenageia profissionais que se destacaram nas profissões vinculadas ao Sistema Confea/Crea e Mútua, com desempenho relevante em ações tecnológicas de grande impacto social e a Medalha do Mérito “Lauro Borba”, em reconhecimento aos serviços prestados em prol da Engenharia e Agronomia.

Encerrando a Sessão Solene de 2018, o presidente Evandro Alencar agradeceu a todos os parceiros do Crea-PE e falou sobre os desafios que o Brasil vem enfrentando, principalmente no que diz respeito à área da engenharia. Lembrou que apesar dos momentos de angústias que o seguimento vem passando, precisamos ter esperança e reforçou a importância da instituição nesse processo de retomada. “Hoje nosso Sistema abrange grande parte do PIB Nacional. Precisamos assumir uma posição de protagonistas dentro da nossa cidade. Mostrar os benefícios e crescimento que a Engenharia e a Agronomia podem trazer ao estado tanto no âmbito social, como no econômico. Este será nosso grande desafio”, concluiu o presidente.