Crea-PE

Presidente do Crea-PE recebe representantes da Poli para discutir curso de Gestão das Cidades

DSCF7450O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, recebeu, na manhã desta sexta-feira (06), o diretor da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), José Roberto Souza, e os professores Fátima Brayner e o Francisco Araújo, que também é conselheiro desta casa. Na reunião, os docentes apresentaram o escopo de trabalho de uma capacitação para Gestão de Cidades.  Quem também participou da reunião foi o chefe de Gabinete, Joadson de Souza Santos.

No início da apresentação, Fátima destacou que o referido curso seria uma parceria entre o Instituto da Gestão (INTG), a TGI Consultoria, a Escola Politécnica de Pernambuco e o Crea-PE.  Em sua fala, Fátima destacou que a ideia é oferecer um curso pioneiro em Pernambuco. “Vamos unir a teoria e a prática do planejamento e da construção, atual, das cidades do futuro”, destacou a especialista.

Sobre a metodologia, os professores destacaram que na programação está previsto discussões focadas na prática. “Vamos trabalhar o tripé: teoria, estilo e técnica. Não tem como planejar as cidades sem essa tríade”, explica.  Já sobre o conteúdo programático, o curso será dividido em duas etapas: Gestão Sustentável da Cidade e Sistemas de Rede de Infraestrutura Urbana.

No primeiro módulo, os participantes terão discussões sobre os desafios de uma gestão eficaz, as cidades e seu contexto econômico, políticas públicas de segurança cidadã. Já no segundo, os alunos terão debates sobre abastecimento, energia, rede pluvial, esgotamento sanitário, entre outros.  A ideia é de que o curso tenha uma carga horária de 40 horas/aula.

Na ocasião, o presidente do Crea-PE, Evandro Alencar, aprovou a ideia e reafirmou que a Engenharia precisa está sempre a favor da sociedade, do desenvolvimento humano e da sustentabilidade. “O Crea-PE está voltando a importantes debates no Estado. E pensar em planejamento das cidades é, com certeza, parte desse processo. Quando eu planejo, eu consigo otimizar o meu desenvolvimento”, concluiu Alencar.  O presidente ficou com o projeto e falou sobre a necessidade de apresentar o esboço para possíveis parceiros.

Rui Gonçalves
ASC do Crea-PE

Pular para o conteúdo