Presidente faz entrega da primeira das novas carteiras profissionais do Crea-PE

EVANDRO_NOVASCARTEIRASO presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), Evandro Alencar, realizou, na manhã desta quarta-feira (27), a entrega da primeira carteira profissional no formato “Smart Card”, instituída pela Resolução CF 1059/2014 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). No Regional pernambucano, a primeira profissional a receber o documento foi a técnica em Edificações Otniene Maria do Nascimento.

As novas carteiras profissionais terão instrumentos digitais incorporados, facilmente acessíveis junto ao site do Confea e possibilitando armazenar os dados profissionais. Com a implantação do novo modelo de documento, o profissional ganha em modernidade, agilidade e segurança. As novas carteiras profissionais estão disponíveis para todos profissionais egressos no Crea-PE a partir do dia 26. Os profissionais que já fazem parte do Confea/Crea e Mútua e desejam ter a nova carteira profissional pode solicitar o item no Regional ao preço de R$ 45,73. Lembrando que a taxa é apenas para os profissionais que já possuem uma carteira profissional e desejam uma nova. Para o Sistema Confea/Crea e Mútua, a mudança é um importante passo para sua inserção no século XXI.

CARTEIRAA segurança do documento poderá ser medida pelo uso de tintas especiais que impedem cópias, além de informações em ultravioleta, QR Code e ainda um Chip PKI, que prepara para a inserção de certificados digitais no cartão, a famosa assinatura digital, que dependerá ainda da contratação de uma certificadora, por parte do profissional. O cartão do Sistema Confea/Crea possibilitará o uso da certificação A3, o de maior segurança e com agilidade plena. Todos os dados pessoais serão criptografados, mantendo conexão com os servidores do Sistema Confea/Crea e Mútua. Já o uso do código de barras bidimensionais (QR Code) permite a transposição do cadastro profissional para placas e outros suportes, além da leitura de dados por smartphones. Ele também faz a ligação com o site do Confea, difundindo muito mais as informações dos profissionais regularizados, inclusive para a segurança da sociedade.

Para auxiliar, o Confea cedeu a cada Regional um kit de impressão, composto por um microcomputador, uma impressora de cartões, uma webcam, um coletor de assinatura eletrônica (PAD), além de um de montante de suprimentos para impressão e retransferência.

Rui Gonçalves
Com informações do Confea