Profissionais de Araripina participam de palestra e curso oferecido pelo projeto CREA na Estrada

Dentro do Projeto CREA na Estrada, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), realizou, na quinta-feira (27), com o apoio da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua) e da Associação de Engenheiros e Técnicos do Araripe (Assengea) palestra sobre A Geoinformação Aplicada ao Planejamento Urbano: Produção Cartográfica e Fiscalização de Processos, feita pelo diretor do 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO).

O evento, realizado no auditório do campus da Faculdade de Ciências Agrárias do Araripe (Faciagra) teve a abertura feita pelo presidente do CREA-PE, Evandro Alencar, que agradeceu a presença de todos e explicou o objetivo do Projeto CREA na Estrada, que busca aproximar o Conselho, suas ações e atividades, dos profissionais do Sistema Confea/CREA e Mútua, que vivem fora da Capital do Estado.

A ideia de uma iniciativa conjunta entre o Conselho e o 3º CGEO se deu em novembro de 2016, quando da visita do presidente Evandro Alencar às instalações do Centro de Documentos Geodésicos e Cartográficos.

Após a palestra, foi aberto debate onde foram esclarecidas dúvidas e prestadas mais informações ao público que prestigiou o evento.

Na oportunidade, estavam presentes também, o coordenador Regional da Mútua, Augusto Nogueira, a diretora da Faciagra, Marciléa Neiva, o chefe de Gabinete do Conselho, Joadson de Souza Santos e o inspetor Coordenador de Araripina, Heleno Nunes.

Ainda na programação do projeto CREA na Estrada,  na Faciagra, foi realizado, de 28 a 30 de abril, um curso avançado sobre noções básicas para elaboração de projetos de irrigação e práticas de fertirrigação e manejo da água na fruticultura irrigada. O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e ex-inspetor do CREA-PE de Petrolina, Urbano Lins.

Participaram do curso alunos dos 9ºs e 10ºs períodos da Faciagra, profissionais do CREA-PE e da Associação de Engenheiros e Técnicos do Araripe (Assengea).

Nas 16horas/aula ministradas no curso, foram discutidos temas como: hidráulica aplicada à agricultura, dimensionamento hidráulico; elaboração de projetos hidroagrícolas; manejo e monitoramento da água no solo; agricultura de precisão; monitoramento e controle de dados edafo-climáticos na agricultura moderna etc.