Crea-PE

Reconhecimentos e homenagens foram a tônica da Plenária Solene do CREA-PE

Na noite da quarta-feira (20) aconteceu, no auditório professor Denis Bernardes, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a tradicional Plenária Solene que é realizada anualmente, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE), com o objetivo de homenagear profissionais e estudantes que obtiveram destaque e que representam o avanço para os setores de tecnologia no Estado de Pernambuco.

A mesa diretiva da solenidade foi composta pelo presidente do CREA-PE, Evandro Alencar, 1º vice-presidente Waldir Duarte Costa Filho, 2º vice-presidente, Marcílio José Bezerra Cunha, 1º diretor Administrativo André Carlos Bandeira Lopes, 2º diretor Administrativo Edmundo Joaquim de Andrade, 1º diretor Financeiro Francisco Rogério Carvalho de Souza e pelos diretores Geral, Administrativo e Financeiro da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA (Mútua), Augusto Nogueira, Marcelo Tabatinga e Judson Galindo, respectivamente.

Após ser declarada aberta a Sessão Plenária, pelo presidente Evandro Alencar foram iniciadas as homenagens da noite. A primeira delas, aos estudantes com diploma de reconhecimento pelo Mérito de Laureado. A deferência, que acontece desde 2002, é concedida a todos os alunos que cursam em instituições de ensino, profissões relacionadas ao Sistema CONFEA/CREA e Mútua.

O conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Norman Barbosa Costa fez a entrega dos diplomas aos alunos laureados do curso de Engenharia Civil. Em seguida, os laureados dos cursos da modalidade mecânica, química e produção receberam os diplomas das mãos do conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica, Metalúrgica e Química, Ivaldo Xavier da Silva. Já os laureados dos cursos de Agronomia receberam a homenagem do coordenador da Câmara Especializada de Agronomia, Everson Batista de Oliveira.

Em seguida, o engenheiro eletricista Mozart Bandeira Arnaud, foi homenageado pelo presidente Evandro Alencar, com a Medalha do Mérito Tecnológico. A honraria é concedida desde 2012 a profissionais que se destacaram nas profissões vinculadas ao Sistema, com desempenho relevante em ações tecnológicas de grande impacto social.

 

Em reconhecimento aos serviços prestados em prol da Engenharia e da Agronomia receberam, das mãos do presidente Evandro Alencar, a Medalha do Mérito Lauro Borba os seguintes profissionais e instituições: Alarico Antônio Frota Mont’Alverne; José Lins Rolim Filho; Vinicius Gouveia de Miranda; Béda Barkokébas Júnior; Serapião Bispo Ferreira Neto; Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE), José Carlos de Miranda Farias e, José de Medeiros Machado (in memoriam), representado pela sua esposa a senhora Jandira Dantas Machado.

Também foram homenageados com o Certificado de Serviços Relevantes Prestados à Nação, os conselheiros que atuaram no triênio 2014/2016. A entrega dos certificados foi feita pelo vice-presidente Waldir Duarte Costa Filho.

 

 

O presidente Evandro Alencar fez a entrega dos Certificados de Função a todos os diretores do exercício de 2017. As entregas dos Certificados de Função aos conselheiros que atuaram como coordenadores e coordenadores Adjuntos de Câmaras Especializadas e de Comissões Permanentes e Especiais nos exercícios de 2015/2017, foram feitas pelo 2º vice-presidente Marcílio José Bezerra Cunha (CEEC, CEEE, CEAG), 1º diretor Administrativo André Carlos Bandeira Lopes e pelo 1º diretor Financeiro Francisco Rogério Carvalho de Souza, respectivamente.

O coordenador e coordenador Adjunto do Programa CREA Júnior Pernambuco, Antônio da Cunha Neto e Vitor Leão Miranda, representado pela estudante Melânia de Lima Ramalho, foram homenageados com o Certificado de Função que foi entregue pelo coordenador da Comissão Gestora do CREA Jr, conselheiro Jorge Wanderley Souto Ferreira.

 

Excepcionalmente na solenidade deste ano, houve duas homenagens a funcionários. A primeira, feita à funcionária da Inspetoria Regional de Palmares, Janaína Carla Cadete Teles de Menezes pelos relevantes serviços prestados ao CREA-PE e à sociedade, quando, em virtude da ocorrência das enchentes em maio deste ano, a funcionária, ajudada por familiares, tomou a iniciativa de remover do local, móveis e equipamentos, além de continuar prestando atendimento aos profissionais do município em sua própria casa. Depois, os engenheiros Frederico Guilherme Bastos Gonçalves e André Gomes Buonafina, ambos pela coordenação das ações desenvolvidas pelo Projeto de Apoio Técnico do CREA-PE para os municípios em Estado de Emergência (Palmares, Belém de Maria, Catende, Ribeirão e Cortês) da Mata Sul do Estado. A eles foi concedido Certificado de Reconhecimento entregue pelo 1º diretor Financeiro Francisco Rogério Carvalho de Souza.

Para falar em nome dos homenageados da noite foi convidado o engenheiro eletricista José Carlos Miranda Farias que, em seu nome e de todos os demais homenageados agradeceu pela escolha e falou da importância dos profissionais da Engenharia e da Agronomia, assim como das empresas das áreas tecnológicas, ressaltando que, pela importância dos serviços prestados “se a Chesf fosse uma empresa americana teria uma importância muito maior do que tem no Brasil, aonde querem privatiza-la”, protestou, enaltecendo todas as atividades tecnológicas na medida em que são mola propulsora para o desenvolvimento dos municípios, estado e País.

Ainda tomaram posse os conselheiros informais do CREA-PE para atuarem no ano de 2018, do Sinduscon-PE, José Antônio Alvarez de Lucas Simón e do Sinaenco-PE, Abel de Oliveira Filho, representado pelo presidente do Sindicato, Pedro Pereira Cavalcante Filho. E o engenheiro Alexandre José Ferreira dos Santos, como o mais novo membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP).

Finalmente, o presidente do Conselho, Evandro Alencar fez o pronunciamento final, parabenizando a todos os homenageados, agradecendo a presença de todos  e dos servidores que contribuíram para que o evento acontecesse. Evandro disse ainda que, em seu primeiro mandato tinha conseguido realizar as propostas de campanha, colocando o CREA-PE, mais uma vez, em posição de destaque.

Skip to content