Representantes de todas as regiões do País, sob coordenação do Crea-PE, avaliam Resolução nº 1137/2023

O resultado dos debates será apresentado ao Fórum de Presidentes do Nordeste e, posteriormente, ao Colégio de Presidentes

Com a participação dos nove estados do Nordeste e de localidades de todas as regiões do País foi encerrado, nesta quinta-feira (15), no Recife, o Encontro dos Assessores Técnicos dos Creas para estudo da Resolução nº 1137/2023. Além dos representantes dos Conselhos nordestinos, participaram ainda do evento integrantes dos Creas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

Na pauta do encontro, o estudo técnico detalhado para a operacionalização da Resolução nº 1.137/2023, de 31 de março de 2023, do Confea, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, o Acervo Técnico Profissional – CAT e o Acervo Operacional – CAO. Pela resolução, os Conselhos Regionais têm até 3 de agosto para implantar a infraestrutura tecnológica necessária e adaptar seus sistemas corporativos aos novos procedimentos eletrônicos.

“Precisamos juntos entender como aplicar a nova resolução. Revisamos os 77 artigos e fizemos as nossas críticas técnicas acerca de cada um deles. Em seguida, estabelecemos uma proposta de ação, com os encaminhamentos necessários”, explicou Maristela Portela, Analista Técnica e Coordenadora de Análise Técnica do Crea-PE. Ela reforçou ainda que o documento, resultante desse encontro, será encaminhado ao Fórum de Presidentes do Nordeste e, o que for validado no encontro, segue para apreciação do Colégio de Presidentes.

“É importante agradecer a todos os presidentes que enviaram seus técnicos para o encontro, à nossa equipe do Crea pernambucano que aqui seguiu trabalhando e colaborando com toda a organização, e também à dedicação de cada um dos profissionais que vieram ao Recife, representando todo o Nordeste e as demais regiões do Brasil. Discussões como as que ocorreram aqui, servem para que, juntos, possamos construir um Sistema Crea/Confea proativo, fortalecido e participativo, melhorando, assim, o dia a dia de todos”, ressaltou Adriano Lucena, presidente do Crea-PE.

A Gerente de Atendimento Registro e Acerto do Crea-PE, Liana Ramos, foi uma das participantes do encontro, que teve outros representantes do Conselho pernambucano, incluindo o corpo jurídico, gerência de fiscalização e auditoria fiscal.