Crea-PE

Salgueiro sedia Plenária Itinerante nº 1.848 do CREA-PE

A 7ª Plenária Itinerante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), realizada na cidade de Salgueiro, a 500Km da capital Recife, contou com a participação de conselheiros, inspetores, colaboradores, profissionais e estudantes da região. O evento iniciou no dia 18, com a composição de mesa diretiva feita pelo Presidente em Exercício, o Engenheiro Civil e Segurança do Trabalho, Fernando Antônio Beltrão Lapenda, o Inspetor Coordenador de Salgueiro, o Engenheiro Mecânico, Ernando Alves, o 1º Diretor Administrativo, o Engenheiro Civil, Edmundo Andrade e o 2º Diretor Financeiro, o Engenheiro Civil, Hermínio Filomeno. Na sequência ocorreu a abertura oficial da plenária de nº1.848/2018, pelo Presidente em Exercício.

Nesse mesmo dia, os presentes participaram da palestra “Semiárido e Secas: o desafio do Brasil no século XXI”, ministrada pelo Engenheiro Agrônomo José Geraldo Eugênio de França. Durante a explanação foram tratados assuntos como: o semiárido e o bioma da caatinga, o ciclo de secas entre 2011 e 2107, a importância dos dados e previsões climáticas, a abordagem atual no Nordeste do Brasil, a atividade agropecuária e as opções estratégicas para o pequeno produtor do semiárido. No final da palestra os presentes tiraram dúvidas e fizeram comentários pertinentes aos assuntos tratados, junto ao Agrônomo Geraldo Eugênio.

Segundo o palestrante existe a necessidade de uma gestão unificada que partisse do Estado com o objetivo de otimizar as ações entre as diversas instituições. “Precisa-se diminuir o individualismo e atuar de forma conjunta”, afirmou Geraldo.

No segundo dia do evento, os membros do plenário apreciaram assuntos como: plano de trabalho do programa de auditoria independente dos Creas nºIIF, referente ao Prodesu 2018, programa de estruturação física de sedes e inspetorias, registro de profissionais diplomados no exterior, emissão de certidão de atribuição, cadastro de instituição de ensino, dentre outros. Ainda na ocasião tomaram posse os inspetores da Inspetoria de Afogados de Ingazeira e da Inspetoria do Cabo de Santo Agostinho. Ainda no dia 19, foi realizada a 5ª Reunião Mensal dos Inspetores, onde os membros trataram sobre as demandas de cada Inspetoria, finalizando assim o evento.

No final da tarde do sábado (19), aconteceu a solenidade do descerramento da Pedra Fundamental, no terreno onde será a nova Inspetoria de Salgueiro. A ocasião contou com a presença do Presidente em Exercício, Fernando Lapenda, do Prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro, do vereador Bruno Marreca, inspetores das diversas inspetorias de Pernambuco e apoio técnico do Crea-PE. “A construção da nova sede da Inspetoria contribuirá para um melhor atendimento dos serviços prestados pelo CREA-PE e maior comodidade aos profissionais e público em geral, garantindo um espaço com estrutura física adequada e possibilitando condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, quando do cumprimento da legislação que regulamenta os procedimentos para adequação dos espaços físicos”, ressalta Fernando Lapenda.

Salgueiro

Salgueiro é um município  do Sertão pernanbucano, localizando-se a 511 km de Recife.  A Caatinga é a  sua vegetação original e predominante. Conhecida como a “Encruzilhada do Nordeste” por se situar na parte mais central da Região Nordeste – pode ser considerada equidistante de praticamente todas as capitais nordestinas – Salgueiro é a principal cidade da região do sertão central pernambucano, detendo, a nível regional, um comércio diversificado. No município se localiza o ponto central das operações da Transnordestina, ferrovia que conecta o Porto de Suape, no litoral sul pernambucano, ao cerrado do Piauí e ao Porto do Pecém, no CearáSalgueiro ainda é cortado pelos canais da Transposição do rio São Francisco, obras que prometem levar a água do rio São Francisco ao Ceará, ao sertão paraibano e ao potiguar.

Skip to content