Crea-PE

Segurança do Trabalho na Agropecuária e Agroindústria foi tema do último Terça no CREA

No Terça no CREA desta semana, o Professor Doutor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Antônio Nunes Barbosa Filho, ministrou palestra sobre “Segurança do Trabalho na Agropecuária e Agroindústria”. Para tratar do tema, o palestrante deu informações sobre o panorama geral de um segmento diverso e complexo, seus empreendimentos e a agroeconomia brasileira, que detém 1/3 do PIB brasileiro numa crescente e contínua evolução.

Palestrante, Antônio Nunes

Ressaltou a importância da Agricultura de Precisão, biotecnologia, tecnologia de máquinas e mapeamento (GPS), além do potencial do Brasil de ser o maior produtor mundial de alimentos na próxima década, segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), atualmente, o país é o primeiro no ranking de produção de café, açúcar e laranja, e o segundo em soja.

Mencionou os agrotóxicos inseticidas, fungicidas, herbicidas, molusquecidas e raticidas, por fim, falou dos riscos no preparo da terra, cultivo, adubação e defensivos, colheita, transporte e processamento, criação e zoonoses, riscos ergonômicos e de maquinarias, armazenagem e incêndios, substâncias naturais e agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, conforme previsto no artigo 20 da Lei n.8.231/1991 e também da exposição solar, doenças respiratórias, ambientes artificialmente frios, ruídos, acidentes de trajeto, partes móveis, capotamentos e manutenção.

Da esquerda para direita: Leonardo Sampaio, Suenya Aragão, Antônio Nunes, Ana Carolina Lessa e Roberto Figueiredo

O evento contou com a participação do Professor Doutor Leonardo Sampaio, membro do Comitê Tecnológico Permanente (CTP) do CREA-PE, que ressaltou o valor desse tema dentro da casa da engenharia. Na oportunidade, parabenizou o projeto Terça no Crea e a condução do mesmo pela chefe de Comunicação, Suenya Aragão.

Após a abertura de espaço para esclarecimento de dúvidas, o palestrante realizou sorteio de livros e e-books para os participantes, e disponibilizou 25% de desconto para quem quiser comprar exemplares através do cupom NUNES2018 pelo http://bit.ly/nunes-crea (válido até 15/10/18).

Pular para o conteúdo